Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 50

50 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
Na superestrutura, foram identificados
diversos pontos de percolação de água
pela face inferior da laje nos balanços
laterais, devido ao mau funcionamento
de drenos e pingadeiras. Existiam ainda
alguns desplacamentos pontuais provo-
cados por corrosão de armadura. Nas
longarinas, verificou-se a existência de
armaduras expostas em sua face inferior.
Esses danos são mostrados na Figura 7.
As vigas de contraventamento dos
pilares receberam a adição de nova
camada de argamassa e os pilares ex-
tremos receberam acréscimo de seção
transversal, deixando-os em excelente
estado de conservação. A infraestrutura
encontra-se aparentemente em bom es-
tado de conservação, existindo apenas
um desgaste superficial provocado por
erosão nos tubulões dos apoios sub-
mersos e nas cintas que unem esses
elementos. A Figura 8 mostra a situação
da infra e mesoestrutura.
4.2 Inspeção realizada
na ponte nova
O principal dano identificado nesta
ponte refere-se a um leve degrau exis-
tente no encontro do tabuleiro com o
terrapleno, que provoca desconforto
ao motorista/usuário e acréscimo no
impacto da carga acidental. Existiam
ainda pequenas irregularidades e alguns
remendos no pavimento. As juntas de
dilatação se encontravam deterioradas,
possibilitando a infiltração de água da
pista. Existiam detritos e vegetação no
acostamento e sobre as juntas de dila-
tação, que propiciam o acúmulo de umi-
dade, a biodeterioração do concreto e a
obstrução de drenos da pista. A Figura
9 mostra as condições da pista de rola-
mento, incluindo dispositivos de sinaliza-
ção e segurança viária.
u
Figura 8
Situação da infra e mesoestrutura. (a) Vista dos pilares extremos; (b) Vista dos pilares intermediários;
(c) Desgaste superficial nos tubulões submersos
(a)
(c)
(b)
u
Figura 9
Condições da pista de rolamento. (a) Vista geral da pista de rolamento; (b) Degrau existente entre o tabuleiro
e o terrapleno e acúmulo de detritos sobre a junta de dilatação; (c) Junta de dilatação deteriorada e obstruída
por revestimento asfáltico
(a)
(c)
(b)
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