46 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
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inspeção e manutenção
Avaliação da eficácia das
intervenções de alargamento
e reforço da ponte sobre
o rio Sapucaí Mirim
na rodovia BR-381
1. INTRODUÇÃO
A
s pontes que compõem
a malha rodoviária federal
brasileira foram construídas
a partir da década de 1940, juntamente
com a edição das primeiras normas bra-
sileiras (DNIT, 2004a). A partir de então,
houve uma evolução das ferramentas de
cálculo, dos materiais empregados, das
técnicas construtivas e dos veículos que
utilizam as rodovias, resultando em di-
versas atualizações de normas ao longo
do tempo. Esses aspectos resultaram
num cenário composto por pontes, com
características diferentes como classe,
geometria, cargas móveis de projeto,
tipos de barreiras de segurança e guar-
da-corpo, que variam de acordo com a
data de projeto.
Atualmente, existe uma demanda
crescente por obras de alargamen-
to e reforço estrutural de pontes em
rodovias brasileiras. Grande parcela
delas, além de apresentar problemas
de natureza estrutural (seja pela de-
terioração da estrutura, seja pela de-
satualização quanto aos carregamen-
tos exigidos pelas normas vigentes e
efetivamente transmitidos pela frota
de veículos atual), também apresenta
seções transversais insuficientes para
a demanda de tráfego atual (VITÓRIO
e BARROS, 2014).
Este trabalho propõe um estudo de
caso, com objetivo de avaliar o desem-
penho das intervenções de alargamen-
to e reforço empregadas em uma pon-
te que foi reabilitada, visando atender
às novas exigências de uma rodovia
que passou por obras de duplicação,
inclusive comparando o seu desem-
penho com a nova ponte construída
ao lado. Essa comparação se mostrou
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Figura 1
Vista geral das pontes avaliadas. À esquerda, a ponte nova e, à direita,
a ponte reabilitada