 
          46  |  CONCRETO & Construções  |  Ed. 94  |  Abr – Jun • 2019
        
        
          u
        
        
          inspeção e manutenção
        
        
          Avaliação da eficácia das
        
        
          intervenções de alargamento
        
        
          e reforço da ponte sobre
        
        
          o rio Sapucaí Mirim
        
        
          na rodovia BR-381
        
        
          
            1. INTRODUÇÃO
          
        
        
          A
        
        
          s pontes que compõem
        
        
          a malha rodoviária federal
        
        
          brasileira foram construídas
        
        
          a partir da década de 1940, juntamente
        
        
          com a edição das primeiras normas bra-
        
        
          sileiras (DNIT, 2004a). A partir de então,
        
        
          houve uma evolução das ferramentas de
        
        
          cálculo, dos materiais empregados, das
        
        
          técnicas construtivas e dos veículos que
        
        
          utilizam as rodovias, resultando em di-
        
        
          versas atualizações de normas ao longo
        
        
          do tempo. Esses aspectos resultaram
        
        
          num cenário composto por pontes, com
        
        
          características diferentes como classe,
        
        
          geometria, cargas móveis de projeto,
        
        
          tipos de barreiras de segurança e guar-
        
        
          da-corpo, que variam de acordo com a
        
        
          data de projeto.
        
        
          Atualmente, existe uma demanda
        
        
          crescente por obras de alargamen-
        
        
          to e reforço estrutural de pontes em
        
        
          rodovias brasileiras. Grande parcela
        
        
          delas, além de apresentar problemas
        
        
          de natureza estrutural (seja pela de-
        
        
          terioração da estrutura, seja pela de-
        
        
          satualização quanto aos carregamen-
        
        
          tos exigidos pelas normas vigentes e
        
        
          efetivamente transmitidos pela frota
        
        
          de veículos atual), também apresenta
        
        
          seções transversais insuficientes para
        
        
          a demanda de tráfego atual (VITÓRIO
        
        
          e BARROS, 2014).
        
        
          Este trabalho propõe um estudo de
        
        
          caso, com objetivo de avaliar o desem-
        
        
          penho das intervenções de alargamen-
        
        
          to e reforço empregadas em uma pon-
        
        
          te que foi reabilitada, visando atender
        
        
          às novas exigências de uma rodovia
        
        
          que passou por obras de duplicação,
        
        
          inclusive comparando o seu desem-
        
        
          penho com a nova ponte construída
        
        
          ao lado. Essa comparação se mostrou
        
        
          DAVIDSON MATOS CARVALHO – M
        
        
          estre
        
        
          JOSÉ MÁRCIO FONSECA CALIXTO – P
        
        
          rofessor
        
        
          titular
        
        
          P
        
        
          rograma
        
        
          de
        
        
          P
        
        
          ós
        
        
          -G
        
        
          raduação
        
        
          em
        
        
          E
        
        
          ngenharia
        
        
          de
        
        
          E
        
        
          struturas
        
        
          da
        
        
          U
        
        
          niversidade
        
        
          F
        
        
          ederal
        
        
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          erais
        
        
          (UFMG)
        
        
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            Figura 1
          
        
        
          Vista geral das pontes avaliadas. À esquerda, a ponte nova e, à direita,
        
        
          a ponte reabilitada