Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 36

36 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
Elaborada pelo CT 303 – Comitê Técnico IBRACON/ABECE sobre Uso de
Materiais não Convencionais para Estruturas de Concreto, Fibras e Concreto
Reforçado com Fibras, a Prática Recomendada especifica os requisitos
técnicos das macrofibras poliméricas para uso em concreto estrutural.
A Prática Recomendada abrange
macrofibras para uso em todos
os tipos de concreto, incluindo
concreto projetado, para
pavimentos, pré-moldados,
moldados no local e concretos
de reparo.
PRÁTICA RECOMENDADA IBRACON/ABECE
Patrocínio
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-85-98576-29-9
Edição:
1ª edição
Formato:
eletrônico
Páginas:
37
Acabamento:
digital
Ano da publicação:
2017
Coordenador
:
Eng. Marco Antonio Carnio
A Q U I S I Ç Ã O
(Loja Virtual)
Macro bras poliméricas para concreto destinado a aplicações
estruturais: de nições, especi cações e conformidade
Apesar dos recursos computacio-
nais existentes e das inúmeras pes-
quisas internacionais na área, a imple-
mentação e uso dessas ferramentas
no Brasil depende primordialmente da
capacidade da engenharia nacional, do
potencial de recursos e de futuros es-
forços coletivos para a sua efetivação.
A compreensão de que as obras pos-
suem riscos intrínsecos orienta para a
necessidade da mensuração desses
riscos, com base no profundo conheci-
mento do seu comportamento no tem-
po e na acurada previsão do seu esta-
do no futuro, com emprego de recursos
científicos e tecnológicos.
De fato, a utilização internacional
dos BMS vem apresentando conside-
ráveis impactos sobre custos, durabili-
dade e segurança de pontes, diminuin-
do o elevado risco na administração
desses ativos. A evolução das técnicas
de gestão de pontes no Brasil para a
necessária e acertada administração
do patrimônio público exige a promo-
ção de inciativas que envolvam pes-
quisadores, administradores de vias
de transporte, representantes dos di-
versos âmbitos governamentais, en-
genheiros e inspetores com prática na
área, com o objetivo maior de promover
benefícios no presente e impactos sig-
nificativos no futuro.
[1] AMERICAN ASSOCIATION OF STATE HIGHWAY AND TRANSPORTATION OFFICIALS – AASHTO. AASHTOWare BrM 5.2.3 – Implementation and Objectives for Bridge
Management While Addressing FHWA Requirements, Mesa, Arizona, 2017.
[2] AUSTRALASIAN ROAD TRANSPORT AND TRAFFIC AGENCIES- AUSTROADS. Improved Bridge Deterioration Models, Predictive Tools and Costs. Research Report,
Sydney, Austrália, 2015.
[3] COST ACTION TU1406 Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia. Disponível no site
/ em 05/04/2019.
[4] NATIONAL COOPERATIVE HIGHWAY RESEARCH PROGRAM REPORT - NCHRP. Guidelines to Improve the Quality of Element-level Bridge Inspection Data. 277 pg,
National Academies Press (NAP), ISBN 978-0-309-49060-3, 2019.
[5] OLIVEIRA, C. B. L. Determinação e Análise de Taxas de Deterioração de Pontes Rodoviárias do Brasil. Tese de doutorado do Programa de Estruturas. Universidade
Federal de Minas Gerais, Brasil, 2019.
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