Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 41

CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019 | 41
especialmente na junta e no eixo
do bloco principal, mas também
em cada uma das transversinas
do vão que cedeu e no meio do
vão vizinho.
Apresenta-se nas Figuras 9 e 10
a situação no viaduto antes e após o
macaqueamento.
3.2.2 R
econstrução da
lingueta rompida
e novos
aparelhos
de
apoio
A reconstrução da lingueta sobre
o pilar 9 foi feita com concretagem em
três faixas horizontais, com concreto
com aditivos retardadores de pega e
superplastificante, relação água/cimen-
to, uso de metacaulim e controle de
temperatura do concreto, com máxima
de 42 graus (uso de água gelada). A
cura da peça foi cuidadosa.
A concretagem foi feita por cima
da lingueta, através de duas chaminés
que saiam de dentro das duas células
do caixão.
3.2.3 R
ecuperação
e
reforço
da
seção
rompida
O reforço da seção danificada, que te-
ria atingido alongamento de 10 por mil na
fibra superior e encurtamento de 4 por mil
na inferior, a ponto de romper a laje de fun-
do entre as 3 almas, era a atividade mais
importante na recuperação do viaduto.
Logo se percebeu que não era pos-
sível reforçá-la antes de aliviar essas
deformações e as tensões correspon-
dentes. Agir impensadamente e iniciar
o reforço antes do macaqueamento
reduziria a recuperação dos alonga-
mentos da armadura superior e, prin-
cipalmente, reduziria o alívio das com-
pressões no talão das almas que tinha
sido muito comprimido (até 4 por mil de
deformação). A preocupação com os
talões era tanta que gerou os ensaios
com tomografia que, felizmente, con-
cluiu pela integridade deles.
Não se obteve o alívio total, mas o
momento de 8.200 tf · m, da situação
do acidente, caiu para 1.560 tf · m ao fi-
nal do macaqueameto, quando teve iní-
cio a recuperação da seção danificada
(Figs. 12-13).
Essa perda de metade da laje de
fundo após o recalque do viaduto foi
admitida a partir de retroanálise da si-
tuação rompida e da operação de ali-
vio gerada pelo macaqueamento com
todas as suas medições (Fig. 14). A
instrumentação dessa seção permitiu
medir todo esse alívio pela medida di-
reta das deformações dos dois pontos
junto à laje superior e inferior.
Assim, tanto armadura quanto con-
creto foram adicionados à seção da-
nificada, com deformações pequenas,
u
Figura 8
LVDT instalado em fissura na alma do caixão e ao lado laje de fundo rompida
u
Figura 9
Desnível no viaduto T5 antes
do macaqueamento
u
Figura 10
Viaduto T5 após
o macaqueamento
u
Figura 11
Foto da lingueta reconstruída
sobre o P9, mostrando as duas
chaminés saindo da laje de fundo
e entrando por cima na lingueta
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