 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   49
        
        
          critérios estabelecidos pelas normas
        
        
          ABNT NBR 9452 (ABNT, 2016) e
        
        
          DNIT 010/2004 – PRO (DNIT, 2004b),
        
        
          com o objetivo de avaliar o estado atual
        
        
          das duas pontes. Serão apresentados
        
        
          a seguir os principais danos ou ano-
        
        
          malias identificados em cada uma das
        
        
          pontes avaliadas.
        
        
          
            4.1 Inspeção realizada
          
        
        
          
            na ponte reabilitada
          
        
        
          As juntas de dilatação estavam de-
        
        
          terioradas, causando desconforto ao
        
        
          motorista/usuário e, ao mesmo tempo,
        
        
          possibilitando a infiltração de água da
        
        
          pista nos elementos da superestrutura.
        
        
          Existiam detritos no acostamento
        
        
          e sobre as juntas de dilatação, que
        
        
          propiciam o acúmulo de umidade e
        
        
          podem obstruir algum dispositivo de
        
        
          drenagem da ponte. A Figura 6 mostra
        
        
          as condições da pista de rolamento,
        
        
          incluindo dispositivos de sinalização e
        
        
          segurança viária.
        
        
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            Figura 6
          
        
        
          Condições da pista de rolamento. (a) Vista geral da pista de rolamento; (b) Junta de dilatação danificada e indevidamente
        
        
          reparada com massa asfáltica; (c) Acúmulo de detritos no acostamento e sobre a junta de dilatação
        
        
          (a)
        
        
          (c)
        
        
          (b)
        
        
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            Figura 7
          
        
        
          Principais danos identificados na superestrutura. (a) Vista inferior do tabuleiro; (b) Pontos de corrosão de armadura na laje;
        
        
          (c) Falha nos drenos; (d) Concreto deteriorado na extremidade lateral da laje, devido à falha na pingadeira;
        
        
          (e) Armaduras expostas na face inferior das vigas principais; (f) Desplacamento e armadura exposta na longarina
        
        
          (d)
        
        
          (a)
        
        
          (f)
        
        
          (c)
        
        
          (e)
        
        
          (b)