CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019 | 49
critérios estabelecidos pelas normas
ABNT NBR 9452 (ABNT, 2016) e
DNIT 010/2004 – PRO (DNIT, 2004b),
com o objetivo de avaliar o estado atual
das duas pontes. Serão apresentados
a seguir os principais danos ou ano-
malias identificados em cada uma das
pontes avaliadas.
4.1 Inspeção realizada
na ponte reabilitada
As juntas de dilatação estavam de-
terioradas, causando desconforto ao
motorista/usuário e, ao mesmo tempo,
possibilitando a infiltração de água da
pista nos elementos da superestrutura.
Existiam detritos no acostamento
e sobre as juntas de dilatação, que
propiciam o acúmulo de umidade e
podem obstruir algum dispositivo de
drenagem da ponte. A Figura 6 mostra
as condições da pista de rolamento,
incluindo dispositivos de sinalização e
segurança viária.
u
Figura 6
Condições da pista de rolamento. (a) Vista geral da pista de rolamento; (b) Junta de dilatação danificada e indevidamente
reparada com massa asfáltica; (c) Acúmulo de detritos no acostamento e sobre a junta de dilatação
(a)
(c)
(b)
u
Figura 7
Principais danos identificados na superestrutura. (a) Vista inferior do tabuleiro; (b) Pontos de corrosão de armadura na laje;
(c) Falha nos drenos; (d) Concreto deteriorado na extremidade lateral da laje, devido à falha na pingadeira;
(e) Armaduras expostas na face inferior das vigas principais; (f) Desplacamento e armadura exposta na longarina
(d)
(a)
(f)
(c)
(e)
(b)