 
          52  |  CONCRETO & Construções  |  Ed. 94  |  Abr – Jun • 2019
        
        
          ponte reabilitada teve um desempe-
        
        
          nho ligeiramente superior à ponte nova
        
        
          no que se refere ao nível de deteriora-
        
        
          ção. Assim, pode-se concluir que as
        
        
          intervenções de alargamento e refor-
        
        
          ço, especificamente, foram eficazes
        
        
          neste caso.
        
        
          A solução adotada para reforço da
        
        
          superestrutura com protensão externa
        
        
          das longarinas e protensão transversal
        
        
          da laje contribuiu ainda para o aumento
        
        
          da sua vida útil, pois ao aplicar a for-
        
        
          ça de compressão nesses elementos,
        
        
          as fissuras existentes foram eliminadas
        
        
          e evitou-se o surgimento de novas fis-
        
        
          suras no concreto. Além disso, o au-
        
        
          mento da seção transversal dos pilares
        
        
          extremos contribuiu para o tratamento
        
        
          dos danos existentes e também para o
        
        
          aumento de sua vida útil ao incorporar
        
        
          novas armaduras e camadas de cobri-
        
        
          mento com espessuras adequadas.
        
        
          Verificou-se a ocorrência de da-
        
        
          nos comuns às duas pontes. Os sis-
        
        
          temas de drenagem se mostraram
        
        
          ineficientes, não conseguindo atingir
        
        
          o objetivo de coletar a água pluvial
        
        
          da pista e proteger a superestrutura
        
        
          das pontes. As juntas de dilatação
        
        
          de ambas as pontes apresentam da-
        
        
          nos que comprometem a durabilida-
        
        
          de da estrutura e causam desconfor-
        
        
          to aos motoristas. Constataram-se
        
        
          esses mesmos danos em estudo de
        
        
          caso similar realizado por Carvalho e
        
        
          Calixto (2018).
        
        
          Por fim, nota-se a necessidade de
        
        
          uma maior atenção às atividades de
        
        
          manutenção das pontes. Essas, além
        
        
          de garantir a segurança e o confor-
        
        
          to dos usuários da rodovia através
        
        
          da execução de serviços de limpeza
        
        
          de pista, devem contemplar também
        
        
          pequenos serviços corretivos, com
        
        
          baixo custo e grande impacto na du-
        
        
          rabilidade da estrutura.
        
        
          (a)
        
        
          (c)
        
        
          (b)
        
        
          (d)
        
        
          u
        
        
          
            Figura 11
          
        
        
          Situação da infra e mesoestrutura. (a) Vista dos pilares extremos;
        
        
          (b) Vista dos pilares intermediários; (c) Desgaste superficial do concreto
        
        
          nos encamisamentos das estacas expostas e nos blocos de fundação;
        
        
          (d) Acúmulo de galhos e detritos nos blocos de fundação
        
        
          u
        
        
          
            Figura 12
          
        
        
          Notas técnicas atribuídas
        
        
          às duas pontes
        
        
          5
        
        
          4
        
        
          3
        
        
          3
        
        
          3
        
        
          4
        
        
          0
        
        
          1
        
        
          2
        
        
          3
        
        
          4
        
        
          5
        
        
          ABNT Estrutural ABNT Funcional
        
        
          ABNT
        
        
          Durabilidade
        
        
          
            Nota Técnica
          
        
        
          
            Parâmetros de Avaliação
          
        
        
          Ponte Reabilitada
        
        
          Ponte Nova
        
        
          [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9452: Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto. Rio de Janeiro, 2016.
        
        
          [2] CARVALHO, D.M.; CALIXTO, J.M.F. Análise da Eficácia das Intervenções de Reabilitação da Ponte Sobre o Ribeirão Mateus Leme na Rodovia BR-262. 60º
        
        
          Congresso Brasileiro do Concreto. Foz do Iguaçu, PR, 2018.
        
        
          [3] DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – DNIT. Manual de Inspeção de Pontes rodoviárias. Rio de Janeiro, 2004a.
        
        
          [4] ___. Norma DNIT 010/2004 – PRO – Inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido - Procedimento. Rio de Janeiro, 2004b.
        
        
          [5] VITÓRIO, J.A.P.; BARROS, R.M.M.C. A utilização do Eurocódigo em Projetos de Alargamento e Reforço de Pontes Rodoviárias de Concreto. VII Congresso Brasileiro
        
        
          de Pontes e Estruturas. Rio de Janeiro, RJ, 2014.
        
        
          u
        
        
          R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S