52 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
ponte reabilitada teve um desempe-
nho ligeiramente superior à ponte nova
no que se refere ao nível de deteriora-
ção. Assim, pode-se concluir que as
intervenções de alargamento e refor-
ço, especificamente, foram eficazes
neste caso.
A solução adotada para reforço da
superestrutura com protensão externa
das longarinas e protensão transversal
da laje contribuiu ainda para o aumento
da sua vida útil, pois ao aplicar a for-
ça de compressão nesses elementos,
as fissuras existentes foram eliminadas
e evitou-se o surgimento de novas fis-
suras no concreto. Além disso, o au-
mento da seção transversal dos pilares
extremos contribuiu para o tratamento
dos danos existentes e também para o
aumento de sua vida útil ao incorporar
novas armaduras e camadas de cobri-
mento com espessuras adequadas.
Verificou-se a ocorrência de da-
nos comuns às duas pontes. Os sis-
temas de drenagem se mostraram
ineficientes, não conseguindo atingir
o objetivo de coletar a água pluvial
da pista e proteger a superestrutura
das pontes. As juntas de dilatação
de ambas as pontes apresentam da-
nos que comprometem a durabilida-
de da estrutura e causam desconfor-
to aos motoristas. Constataram-se
esses mesmos danos em estudo de
caso similar realizado por Carvalho e
Calixto (2018).
Por fim, nota-se a necessidade de
uma maior atenção às atividades de
manutenção das pontes. Essas, além
de garantir a segurança e o confor-
to dos usuários da rodovia através
da execução de serviços de limpeza
de pista, devem contemplar também
pequenos serviços corretivos, com
baixo custo e grande impacto na du-
rabilidade da estrutura.
(a)
(c)
(b)
(d)
u
Figura 11
Situação da infra e mesoestrutura. (a) Vista dos pilares extremos;
(b) Vista dos pilares intermediários; (c) Desgaste superficial do concreto
nos encamisamentos das estacas expostas e nos blocos de fundação;
(d) Acúmulo de galhos e detritos nos blocos de fundação
u
Figura 12
Notas técnicas atribuídas
às duas pontes
5
4
3
3
3
4
0
1
2
3
4
5
ABNT Estrutural ABNT Funcional
ABNT
Durabilidade
Nota Técnica
Parâmetros de Avaliação
Ponte Reabilitada
Ponte Nova
[1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9452: Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto. Rio de Janeiro, 2016.
[2] CARVALHO, D.M.; CALIXTO, J.M.F. Análise da Eficácia das Intervenções de Reabilitação da Ponte Sobre o Ribeirão Mateus Leme na Rodovia BR-262. 60º
Congresso Brasileiro do Concreto. Foz do Iguaçu, PR, 2018.
[3] DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – DNIT. Manual de Inspeção de Pontes rodoviárias. Rio de Janeiro, 2004a.
[4] ___. Norma DNIT 010/2004 – PRO – Inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido - Procedimento. Rio de Janeiro, 2004b.
[5] VITÓRIO, J.A.P.; BARROS, R.M.M.C. A utilização do Eurocódigo em Projetos de Alargamento e Reforço de Pontes Rodoviárias de Concreto. VII Congresso Brasileiro
de Pontes e Estruturas. Rio de Janeiro, RJ, 2014.
u
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