 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   35
        
        
          A abrangência desta ação atingiu com
        
        
          êxito os proprietários e administradores
        
        
          de infraestrutura, órgãos de normaliza-
        
        
          ção, comunidade científica, engenheiros
        
        
          atuantes e outros profissionais nos 37
        
        
          países europeus integrantes. Ela busca,
        
        
          atualmente, sua difusão internacional
        
        
          através de workshops, conferências, dis-
        
        
          ponibilização de artigos e relatórios, além
        
        
          das escolas de treinamento (
        
        
          COST AC-
        
        
          TION TU1406, 2019
        
        
          ). A primeira divulga-
        
        
          ção do programa no Brasil será realizada
        
        
          no 61º Congresso Brasileiro do Concre-
        
        
          to, evento técnico-científico promovido
        
        
          pelo IBRACON que acontecerá nos dias
        
        
          15 a 18 de outubro deste ano, em For-
        
        
          taleza. Serão realizadas palestra e curso
        
        
          sobre especificações de qualidade para
        
        
          pontes rodoviárias e sua normalização
        
        
          em nível europeu, ministrados pelo Prof.
        
        
          Dr. José Campos e Matos, membro da
        
        
          ISISE, Universidade do Minho – Portu-
        
        
          gal,
        
        
          chairman
        
        
          da
        
        
          COST ACTION 1406
        
        
          e
        
        
          presidente da Associação Europeia para
        
        
          Controle deQualidade de Infraestruturas –
        
        
          EUROSTRUCT
        
        
          . As atividades serão co-
        
        
          ordenadas pelo Prof. Dr. Túlio Nogueira
        
        
          Bittencourt da USP – São Paulo e diretor
        
        
          de relações institucionais do IBRACON.
        
        
          
            4. IMPLEMENTAÇÃO NACIONAL
          
        
        
          
            DOS BMS
          
        
        
          Os desafios brasileiros estão presen-
        
        
          tes nas diversas etapas do processo de
        
        
          gestão que precedem a implementação
        
        
          do BMS. Atualmente, as inspeções em
        
        
          pontes no Brasil seguem diferentes me-
        
        
          todologias, não dispondo de uma base
        
        
          comum de registro. A revisão pela As-
        
        
          sociação Brasileira de Normas Técnicas
        
        
          em 2016 da norma ABNT NBR 9452, de
        
        
          inspeções de pontes, viadutos e passa-
        
        
          relas de concreto, traz vários progressos
        
        
          ao setor. Como exemplo:  relacionar o IC
        
        
          a critérios específicos de condição das
        
        
          pontes, o que contribui nas inspeções
        
        
          para a redução da subjetividade existente
        
        
          na análise do estado dessas obras. Além
        
        
          das padronizações propostas pela norma,
        
        
          foram criadas importantes qualificações,
        
        
          distinguindo critérios estruturais, funcionais
        
        
          e de durabilidade. Outro relevante avanço
        
        
          é a criação da norma ABNT NBR16.230,
        
        
          em 2013, para a qualificação e certifica-
        
        
          ção de pessoal para inspeções de estru-
        
        
          turas de concreto, possivelmente influen-
        
        
          ciando na qualidade dos apontamentos e
        
        
          padronização dos procedimentos.
        
        
          Responsável pela administração di-
        
        
          reta das rodovias federais brasileiras, o
        
        
          Departamento Nacional de Infraestrutu-
        
        
          ra em Transportes (DNIT) aprimorou seu
        
        
          Sistema de Gestão de Obras de Arte Es-
        
        
          peciais (SGO), implementando uma mo-
        
        
          derna plataforma para o registro dos da-
        
        
          dos de inspeções cadastrais e de rotina.
        
        
          Desde 2013, a Autarquia realiza extenso
        
        
          inventário de pontes sob sua jurisdição,
        
        
          seguindo conceitos modernos de inspe-
        
        
          ção em nível de elemento. Foram defini-
        
        
          dos itens padronizados para classifica-
        
        
          ção dos componentes, bem como dos
        
        
          seus danos particulares, associados com
        
        
          campos de registro no software. Criado
        
        
          com capacidade de expansão dos seus
        
        
          módulos, atualmente o SGO caminha
        
        
          para o desenvolvimento do módulo de
        
        
          custos e de deterioração.
        
        
          u
        
        
          
            Figura 6
          
        
        
          Janela do software BrM versão 5.2.3 com resultados de análise final
        
        
          
            Fonte:
          
        
        
          AASHTO, 2017