 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   27
        
        
          registro de qualquer anomalia nas fun-
        
        
          dações do Trecho sobre o Mar.
        
        
          Mister se faz esclarecer que es-
        
        
          sas vistorias priorizam a averiguação
        
        
          do estado das camisas metálicas que
        
        
          envolvem o concreto estrutural. Por se
        
        
          tratarem de fôrmas perdidas, a pro-
        
        
          teção adicional conferida por esses
        
        
          elementos ao concreto submerso é
        
        
          grandiosa, na medida em que não per-
        
        
          mite o contato direto com as águas da
        
        
          Baía de Guanabara.  Isto é determi-
        
        
          nante na durabilidade, consequente-
        
        
          mente na vida útil.
        
        
          As camisas metálicas dos tubu-
        
        
          lões foram consideradas estruturais
        
        
          apenas no  trecho após 5,00m abai-
        
        
          xo do terreno. Entretanto, mesmo
        
        
          não levando em conta esse aspecto,
        
        
          preservá-las é fator prioritário, graças
        
        
          aos benefícios adicionais promovidos
        
        
          pelo envolvimento do concreto, ainda
        
        
          que isso não seja de todo necessário
        
        
          para garantir durabilidade, posto que
        
        
          o mais importante está na espessura
        
        
          de cobrimento das armaduras (9,00
        
        
          cm), no cimento classe RS – resistente
        
        
          aos sulfatos – e na boa compacidade
        
        
          oriunda do concreto autoadensável.
        
        
          Para além das inspeções subaquá-
        
        
          ticas promovidas a cada cinco anos, a
        
        
          ponte conta ainda com uma pesquisa
        
        
          da durabilidade no mesmo período,
        
        
          que envolve a retirada de corpos de
        
        
          prova dos tubulões para averiguação
        
        
          da eventual contaminação por clore-
        
        
          tos e sulfatos, bem como para con-
        
        
          firmação de características especiais
        
        
          do concreto determinadas à época da
        
        
          construção, quais sejam: absorção,
        
        
          porosidade, permeabilidade e pene-
        
        
          tração de água sob pressão. A ideia é,
        
        
          a cada quinquênio, observar esses pa-
        
        
          râmetros e compará-los à luz dos re-
        
        
          sultados captados nos ensaios efetua-
        
        
          dos durante a fase edificante. Como
        
        
          para a extração dos testemunhos é
        
        
          necessário o corte das camisas, es-
        
        
          sas partes metálicas são pesadas
        
        
          para que se observe a perda de seção
        
        
          transversal. Até hoje, apenas uma das
        
        
          camisas mostrou perda de 25% de
        
        
          material, com as demais nunca ultra-
        
        
          passando 15%. Isso mostra o quanto
        
        
          ainda o guarnecimento promovido pe-
        
        
          las camisas ao concreto dos tubulões
        
        
          se fará atuante.
        
        
          Com a disponibilidade de dois ca-
        
        
          minhões-passarela a partir de 1996,
        
        
          de procedência alemã MOOG (Figura
        
        
          6), os únicos no Brasil, e equipamen-
        
        
          to tipo “Sky”, (Figura 7) desde 1994,
        
        
          a inspeção dos pilares, longarinas,
        
        
          transversinas, aparelhos de apoio,
        
        
          aduelas, travessas e lajes, em todos
        
        
          os trechos, é facilmente executada por
        
        
          equipes experientes e familiarizadas
        
        
          com as estruturas da ponte.
        
        
          As vistorias rotineiras são levadas a
        
        
          efeito diariamente, cumprindo progra-
        
        
          mação anual que estabelece ainda os
        
        
          reparos imediatos daquelas manifesta-
        
        
          ções patológicas mais graves, quando
        
        
          procedimentos terapêuticos são ela-
        
        
          borados para cada caso e postos em
        
        
          prática. As primeiras experiências com
        
        
          inspeções mediante o uso de VANTs
        
        
          (veículos aéreos não tripulados)  – (Fi-
        
        
          gura 8) foram realizadas com sucesso,
        
        
          porém, dado o fato de a ponte se si-
        
        
          tuar dentro do cone de aproximação
        
        
          dos aeroportos Santos Dumont e Ga-
        
        
          leão, e ainda de ter parte sobre a Ilha
        
        
          do Mocanguê Grande, onde se encon-
        
        
          tram instalações da Marinha do Brasil,
        
        
          incluindo base de submarinos, o uso
        
        
          de drones nas inspeções ficará muito
        
        
          restrito, praticamente se limitando aos
        
        
          Acessos Rio de Janeiro e Niterói.
        
        
          Face ao esmero dedicado durante
        
        
          a construção, quando construtores e
        
        
          supervisores exerciam tarefas distin-
        
        
          tas, porém em uníssono, visando à
        
        
          boa qualidade da obra, e consideran-
        
        
          do as manutenções praticadas antes
        
        
          e após a ponte ser posta em regime
        
        
          de concessão, a parcela de anomalias
        
        
          explicitada pelas estruturas de con-
        
        
          creto é diminuta. Lesões corriqueiras,
        
        
          do tipo concreto desagregado com
        
        
          u
        
        
          
            Figura 5
          
        
        
          Inspeção submersa com a
        
        
          retirada de corpos de prova para
        
        
          análise de propriedades ligadas
        
        
          à durabilidade, observando-se
        
        
          o cobrimento mínimo de 9,0 cm
        
        
          da armadura
        
        
          u
        
        
          
            Figura 6
          
        
        
          Equipamento MOOG, passarela
        
        
          telescópica para vistoria e
        
        
          manutenção da superestrutura
        
        
          em concreto do trecho sobre
        
        
          o mar