 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   17
        
        
          disso, vendi minha participação na
        
        
          empresa de gerenciamento, por uma
        
        
          questão de
        
        
          compliance
        
        
          .
        
        
          Já, no governo do Bruno Covas, fui
        
        
          nomeado secretário da Secretaria
        
        
          Municipal de Infraestrutura Urbana e
        
        
          Obras (SIURB), em abril de 2018.
        
        
          IBRACON
        
        
          – E
        
        
          m
        
        
          evento
        
        
          recente
        
        
          sobre
        
        
          pontes
        
        
          e
        
        
          viadutos o
        
        
          senhor
        
        
          afirmou que
        
        
          a
        
        
          P
        
        
          refeitura
        
        
          M
        
        
          unicipal
        
        
          de
        
        
          S
        
        
          ão
        
        
          P
        
        
          aulo
        
        
          (PMSP)
        
        
          não
        
        
          tem o
        
        
          registro oficial
        
        
          de
        
        
          todas
        
        
          as obras
        
        
          de
        
        
          arte
        
        
          especiais
        
        
          (OAE
        
        
          s
        
        
          )
        
        
          na
        
        
          cidade
        
        
          . N
        
        
          a
        
        
          sua
        
        
          avaliação quais
        
        
          fatores
        
        
          e motivos
        
        
          podem
        
        
          ser
        
        
          apontados
        
        
          para
        
        
          explicar o
        
        
          descaso
        
        
          da
        
        
          administração
        
        
          pública
        
        
          com
        
        
          a
        
        
          preservação
        
        
          do
        
        
          patrimônio
        
        
          construído
        
        
          na maior
        
        
          e mais
        
        
          importante
        
        
          cidade
        
        
          do
        
        
          país
        
        
          ?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Este não é um problema
        
        
          de São Paulo, mas do Brasil. Ele
        
        
          existe em outras cidades, como
        
        
          Belo Horizonte, Rio de Janeiro,
        
        
          Brumadinho, Brasília… Fazer
        
        
          manutenção não é costume do
        
        
          brasileiro. Além de ser nova a cultura
        
        
          do planejamento, o investimento
        
        
          em manutenção da estrutura e
        
        
          novas tecnologias, por muitas
        
        
          vezes, deu lugar a novas obras que
        
        
          representaram marcas dos governos.
        
        
          Em razão disso, a questão da
        
        
          manutenção foi sempre relegada ao
        
        
          segundo plano, por ser vista como
        
        
          despesa, não como investimento.
        
        
          O prefeito Bruno Covas coloca
        
        
          claramente que é preciso primeiramente
        
        
          arrumar a casa, antes de fazer
        
        
          obra nova. Desde o começo desta
        
        
          administração retomamos um processo
        
        
          abandonado, em 2012, de manutenção
        
        
          de 73 pontes e viadutos na cidade,
        
        
          que havia sido implementado em
        
        
          2007, após assinatura do TAC
        
        
          (Termo de Ajuste de Conduta) com o
        
        
          Ministério Público. O TAC determinou
        
        
          a realização de inspeções especiais
        
        
          das pontes e viadutos para averiguar
        
        
          sua situação real de segurança.
        
        
          As reformas das pontes e viadutos
        
        
          viriam em consequência desses
        
        
          diagnósticos apontados nas inspeções
        
        
          especiais. Apesar disso, o Prefeito da
        
        
          época descontinuou o processo de
        
        
          manutenção e preservação de obras de
        
        
          arte especiais na cidade, não fazendo
        
        
          a gestão preventiva do patrimônio,
        
        
          mas apenas a emergencial, como a
        
        
          recuperação do Viaduto Santo Amaro
        
        
          após seu incêndio. Por isso, hoje a
        
        
          Prefeitura de São Paulo está sendo
        
        
          multada em 35 milhões pelo Ministério
        
        
          Público pelo descumprimento do TAC
        
        
          pela gestão anterior.
        
        
          Já, nossa gestão sempre teve a
        
        
          consciência de fazer manutenção
        
        
          e reforma. Logo no início de nossa
        
        
          gestão, em abril de 2017, redigimos
        
        
          dois editais de inspeção de pontes
        
        
          com critério de técnica e preço,
        
        
          perfazendo 33 pontes. No entanto, os
        
        
          editais esbarraram no entendimento
        
        
          do Tribunal de Contas do Município
        
        
          de que a inspeção especial era um
        
        
          serviço usual, que poderia ser feito por
        
        
          qualquer profissional de engenharia, de
        
        
          modo que a contratação deveria ser
        
        
          pelo menor preço. Divergimos desse
        
        
          entendimento, defendendo que a
        
        
          contratação requereria técnica e preço,
        
        
          ou seja, trata-se de um serviço que tem
        
        
          ENTENDEMOS QUE A CONTRATAÇÃO
        
        
          PELO MENOR PREÇO É A CONDIÇÃO
        
        
          QUE ESTÁ MATANDO A BOA
        
        
          ENGENHARIA NACIONAL
        
        
          “
        
        
          “
        
        
          Etapa de recuperação do Viaduto Santo Amaro, após seu incêndio