Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 20

20 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
usados hoje, quando não existiam o
método dos elementos finitos nem os
computadores, com TB 35, ao invés
do TB 45 atual. Mas, se as inspeções
especiais e a retroanálise mostram
que essas obras de arte mantêm
suas condições de segurança,
mesmo passados 50 anos, elas
podem continuar sendo utilizadas
com segurança.
IBRACON
– E
m
termos gerais
,
quais
os
propósitos
e o
escopo
do
P
rograma
de
M
anutenção
da
PMSP?
V.L.C.A.
– Na realidade, por
determinação do prefeito Bruno Covas,
ele será um legado, figurando dentro
do plano de metas da Prefeitura
como inovação na gestão. Primeiro,
queremos deixar oficialmente o
cadastro de inventários das obras de
arte especiais da cidade, com suas
características, suas idades, os laudos
das vistorias realizadas, os projetos
das intervenções realizadas etc. Em
segundo lugar, queremos deixar
consolidado um sistema de gestão de
inspeções rotineiras e especiais dessas
obras, de modo que a manutenção
das obras torne-se rotina, com a qual
a população local deve se acostumar,
como existe no mundo todo. Em
terceiro lugar, que a transparência do
cadastro e do sistema de gestão seja
um legado público à sociedade.
Quanto ao sistema de gestão, além
da definição da metodologia para a
manutenção preventiva das obras de
arte especiais, queremos implantar
protocolos de emergência para os
casos de acidentes.
Como a manutenção preventiva é
menos custosa que a manutenção
corretiva e é um serviço continuado,
a melhor forma de viabilizá-la é
por meio de uma Parceria Público-
Privada (PPP), pois a prefeitura não
possui quadros para fazê-la nem
é razoável a contratação reiterada
desses serviços. Nossa proposta
é abrir um chamamento público
para que as empresas do mercado
apresentem seus projetos de
manutenção preditiva numa parceria
público-privada com até 30 anos
de duração. Neste chamamento,
colocaremos as condições a serem
cumpridas anualmente nos contratos
com as empresas, como redução do
gasto e maior eficiência e segurança
da manutenção. As empresas de
engenharia, com conhecimento de
como fazer, apresentam seus projetos
para a prefeitura. Após a aprovação
desses projetos, as empresas
passarão a ser remuneradas pelos
serviços executados e fiscalizadas pela
administração pública.
Quanto a esse propósito, estamos
lançando um chamamento público às
empresas estrangeiras (espanholas,
alemães, francesas e italianas) para
nos apresentar seus programas de
gestão preventiva da manutenção para
um número específico de pontes em
São Paulo. O objetivo é aprendermos
com quem tem conhecimento, nesta
área, em como proceder para fazer
o gerenciamento da manutenção
preditiva. Portanto, adotaremos um
modelo de gestão da manutenção
NOSSA PROPOSTA É ABRIR UM CHAMAMENTO PÚBLICO PARA QUE
AS EMPRESAS DO MERCADO APRESENTEM SEUS PROJETOS DE
MANUTENÇÃO PREDITIVA NUMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA
COM ATÉ 30 ANOS DE DURAÇÃO
Extração de testemunho no Viaduto General Olímpio da Silveira
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