 
          20  |  CONCRETO & Construções  |  Ed. 94  |  Abr – Jun • 2019
        
        
          usados hoje, quando não existiam o
        
        
          método dos elementos finitos nem os
        
        
          computadores, com TB 35, ao invés
        
        
          do TB 45 atual. Mas, se as inspeções
        
        
          especiais e a retroanálise mostram
        
        
          que essas obras de arte mantêm
        
        
          suas condições de segurança,
        
        
          mesmo passados 50 anos, elas
        
        
          podem continuar sendo utilizadas
        
        
          com segurança.
        
        
          IBRACON
        
        
          – E
        
        
          m
        
        
          termos gerais
        
        
          ,
        
        
          quais
        
        
          os
        
        
          propósitos
        
        
          e o
        
        
          escopo
        
        
          do
        
        
          P
        
        
          rograma
        
        
          de
        
        
          M
        
        
          anutenção
        
        
          da
        
        
          PMSP?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Na realidade, por
        
        
          determinação do prefeito Bruno Covas,
        
        
          ele será um legado, figurando dentro
        
        
          do plano de metas da Prefeitura
        
        
          como inovação na gestão. Primeiro,
        
        
          queremos deixar oficialmente o
        
        
          cadastro de inventários das obras de
        
        
          arte especiais da cidade, com suas
        
        
          características, suas idades, os laudos
        
        
          das vistorias realizadas, os projetos
        
        
          das intervenções realizadas etc. Em
        
        
          segundo lugar, queremos deixar
        
        
          consolidado um sistema de gestão de
        
        
          inspeções rotineiras e especiais dessas
        
        
          obras, de modo que a manutenção
        
        
          das obras torne-se rotina, com a qual
        
        
          a população local deve se acostumar,
        
        
          como existe no mundo todo. Em
        
        
          terceiro lugar, que a transparência do
        
        
          cadastro e do sistema de gestão seja
        
        
          um legado público à sociedade.
        
        
          Quanto ao sistema de gestão, além
        
        
          da definição da metodologia para a
        
        
          manutenção preventiva das obras de
        
        
          arte especiais, queremos implantar
        
        
          protocolos de emergência para os
        
        
          casos de acidentes.
        
        
          Como a manutenção preventiva é
        
        
          menos custosa que a manutenção
        
        
          corretiva e é um serviço continuado,
        
        
          a melhor forma de viabilizá-la é
        
        
          por meio de uma Parceria Público-
        
        
          Privada (PPP), pois a prefeitura não
        
        
          possui quadros para fazê-la nem
        
        
          é razoável a contratação reiterada
        
        
          desses serviços. Nossa proposta
        
        
          é abrir um chamamento público
        
        
          para que as empresas do mercado
        
        
          apresentem seus projetos de
        
        
          manutenção preditiva numa parceria
        
        
          público-privada com até 30 anos
        
        
          de duração. Neste chamamento,
        
        
          colocaremos as condições a serem
        
        
          cumpridas anualmente nos contratos
        
        
          com as empresas, como redução do
        
        
          gasto e maior eficiência e segurança
        
        
          da manutenção. As empresas de
        
        
          engenharia, com conhecimento de
        
        
          como fazer, apresentam seus projetos
        
        
          para a prefeitura. Após a aprovação
        
        
          desses projetos, as empresas
        
        
          passarão a ser remuneradas pelos
        
        
          serviços executados e fiscalizadas pela
        
        
          administração pública.
        
        
          Quanto a esse propósito, estamos
        
        
          lançando um chamamento público às
        
        
          empresas estrangeiras (espanholas,
        
        
          alemães, francesas e italianas) para
        
        
          nos apresentar seus programas de
        
        
          gestão preventiva da manutenção para
        
        
          um número específico de pontes em
        
        
          São Paulo. O objetivo é aprendermos
        
        
          com quem tem conhecimento, nesta
        
        
          área, em como proceder para fazer
        
        
          o gerenciamento da manutenção
        
        
          preditiva. Portanto, adotaremos um
        
        
          modelo de gestão da manutenção
        
        
          NOSSA PROPOSTA É ABRIR UM CHAMAMENTO PÚBLICO PARA QUE
        
        
          AS EMPRESAS DO MERCADO APRESENTEM SEUS PROJETOS DE
        
        
          MANUTENÇÃO PREDITIVA NUMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA
        
        
          COM ATÉ 30 ANOS DE DURAÇÃO
        
        
          “
        
        
          Extração de testemunho no Viaduto General Olímpio da Silveira