Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 18

18 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
especificidades e natureza intelectual.
Temos uma vida acadêmica e
profissional na qual sempre prezamos
pela qualidade da engenharia.
Entendemos que a contratação pelo
menor preço é a condição que está
matando a boa engenharia nacional. Na
minha opinião, o investimento público
deve buscar a melhor engenharia no
melhor preço, ou pelo preço justo.
Desse modo, o impasse perdurou por
um ano e meio. Conseguimos aprovar
os editais das inspeções especiais
das 33 pontes em 09 de novembro
de 2018. E em 15 de novembro veio o
advento do acidente com o viaduto na
Marginal Pinheiros.
Nossa administração partiu
praticamente da estaca zero quanto
à gestão da manutenção de obras de
arte especiais na cidade. Isto porque a
comissão de manutenção, que existia
na gestão Kassab, deixou de existir
na gestão Haddad, por não terem
sido nomeados seus integrantes. Por
outro lado, a norma exige a inspeção
rotineira anual e a especial a cada cinco
anos, e essas exigências não foram
cumpridas na gestão anterior. Soma-se
a isto o fato de não existir informação
consolidada sobre o ativo de pontes
e viadutos na cidade. Oficialmente
são 185 pontes e viadutos na cidade
de São Paulo. Mas há relatórios que
apontam cerca de 300 obras de arte
especiais, como pontes, viadutos,
túneis, passarelas etc.
IBRACON
– N
este mesmo
evento
,
o
senhor
revelou que
a maioria
das
pontes
e
viadutos
na
cidade
de
S
ão
P
aulo
foi
construída
entre
as
décadas
de
1940
e
1980. C
onsiderando que
uma
obra
de
arte
especial
é
normalmente
projetada
para
uma
vida
útil
de
50
anos
,
podemos
deduzir que
a maioria
das
pontes
e
viadutos
em
S
ão
P
aulo
necessita
urgentemente
de manutenção
para
restabelecer
suas
condições
de
segurança
e
funcionalidade
?
V.L.C.A.
– Não. Se os elementos
estruturais de concreto não
apresentam nenhuma deformação
crítica ou sinais de fadiga, a ponte
ou viaduto está com uma sobrevida
maior do que aquela estipulada em
projeto. Após a vida útil de projeto,
não necessariamente será preciso
fazer reforço ou reforma da obra.
Somente após a inspeção especial
da ponte ou viaduto e a constatação,
por um técnico gabaritado, de sua
real condição estrutural, é que
podemos afirmar a necessidade ou
não de se fazer reforço.
Após a realização das inspeções
especiais em todas as pontes e
viadutos da cidade, poderei dizer
se há necessidade de se fazer a
intervenção numa determinada obra
de arte especial e qual será o tipo
de intervenção a ser feita. Tanto
é assim que as vistorias especiais
de emergência já estão dando
resultado. As vistorias especiais
feitas nas pontes da Casa Verde
e da Frequesia do Ó apontaram
duas de suas vigas com problemas
estruturais, que emergencialmente
estão sendo recuperadas. Outro
viaduto inspecionado, o General
APÓS A REALIZAÇÃO DAS INSPEÇÕES ESPECIAIS EM
TODAS AS PONTES E VIADUTOS DA CIDADE, PODEREI
DIZER SE HÁ NECESSIDADE DE SE FAZER A
INTERVENÇÃO NUMA DETERMINADA OBRA
Reforço de viga durante recuperação da Ponte da Casa Verde
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