Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 21

CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019 | 21
COMO DETECTAR PROBLEMAS
OCULTOS [EM OBRAS DE ARTE
ESPECIAIS]? SOMENTE COM A
INSPEÇÃO ESPECIAL
“ “
preditiva na cidade, que será resultado
desse aprendizado, a ser incorporado
nas PPPs. Nossa intenção com a
iniciativa é encurtar o caminho, pois
o Brasil perdeu muito tempo nesta
área, havendo uma lacuna de gestão e
manutenção entre o país e o exterior.
O que buscamos com essas três ações
– o cadastro das obras, o sistema de
sua gestão e as PPPs – é conhecermos
nosso ativo e alocarmos eficientemente
a dotação orçamentária disponível
para fazer a inspeção e manutenção
preditiva das obras de arte especiais,
conforme as necessidades de
intervenção apontadas nos laudos.
IBRACON
– N
o
tocante
às
inspeções
,
a
SIURB
prezará
pelo
atendimento
à
ABNT NBR 9452?
V.L.C.A.
– Com certeza. Nossa
administração é técnica.
Todas as inspeções serão feitas
conforme a norma.
IBRACON
– A
inda
em
relação
às
inspeções
,
está
previsto
o
uso
de
tecnologias
avançadas
capazes
de
detectar
defeitos
ocultos
nas
estruturas
,
como
ocorrido
na
inspeção
do
V
iaduto
interditado
na
M
arginal
P
inheiros
?
V.L.C.A.
– Com certeza. Já foram
apresentadas propostas de inspeção
prevendo a instrumentação do viaduto
com células de carga, acelerômetros
e outros sensores que medem,
por exemplo, o peso dos veículos
trafegando sobre viaduto em tempo
real. Com base nesses dados e num
modelo matemático, o software
desenvolvido pela empresa possibilita
estimar a curva de fadiga da estrutura,
mesmo sem sua retroanálise.
IBRACON
– Q
uais
as
razões
para
a
ocorrência
do
acidente
com o
viaduto
na
M
arginal
P
inheiros
?
V.L.C.A.
– Um acidente daquele tipo
não tem um único fator. Se olharmos
o laudo de vistoria visual feito pelo
engenheiro da Prefeitura em 2012,
veremos a indicação de um problema
no pilar. No entanto, o rompimento
aconteceu na transversina por flexo-
compressão. Como detectar problemas
ocultos? Somente com a inspeção
especial.
O viaduto acidentado não era de
propriedade da prefeitura e não
constava entre as 73 obras de arte
especiais do TAC. O viaduto é de
propriedade do Departamento de
Estradas de Rodagem (DER). A única
responsabilidade da Prefeitura com
relação ao viaduto era fazer zeladoria,
ou seja, pintura, limpeza etc. A
correção do problema apontado no
laudo somente poderia ter feita pelo
proprietário. Com o acidente, o prefeito
Bruno Covas tomou a responsabilidade
para si, quanto à contratação da
empresa para realização da inspeção
e recuperação do viaduto. Atitude
similar foi vista em relação ao edifício
incendiado, Wilton Paes de Almeida,
que é federal, bem como em relação
ao acesso da Rodovia Presidente
Dutra. A Prefeitura tomou a frente. Se
tem um problema que está afetando a
população de São Paulo, o importante
Manifestações patológicas no Viaduto Bresser
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