 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   21
        
        
          COMO DETECTAR PROBLEMAS
        
        
          OCULTOS [EM OBRAS DE ARTE
        
        
          ESPECIAIS]? SOMENTE COM A
        
        
          INSPEÇÃO ESPECIAL
        
        
          “ “
        
        
          preditiva na cidade, que será resultado
        
        
          desse aprendizado, a ser incorporado
        
        
          nas PPPs. Nossa intenção com a
        
        
          iniciativa é encurtar o caminho, pois
        
        
          o Brasil perdeu muito tempo nesta
        
        
          área, havendo uma lacuna de gestão e
        
        
          manutenção entre o país e o exterior.
        
        
          O que buscamos com essas três ações
        
        
          – o cadastro das obras, o sistema de
        
        
          sua gestão e as PPPs – é conhecermos
        
        
          nosso ativo e alocarmos eficientemente
        
        
          a dotação orçamentária disponível
        
        
          para fazer a inspeção e manutenção
        
        
          preditiva das obras de arte especiais,
        
        
          conforme as necessidades de
        
        
          intervenção apontadas nos laudos.
        
        
          IBRACON
        
        
          – N
        
        
          o
        
        
          tocante
        
        
          às
        
        
          inspeções
        
        
          ,
        
        
          a
        
        
          SIURB
        
        
          prezará
        
        
          pelo
        
        
          atendimento
        
        
          à
        
        
          ABNT NBR 9452?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Com certeza. Nossa
        
        
          administração é técnica.
        
        
          Todas as inspeções serão feitas
        
        
          conforme a norma.
        
        
          IBRACON
        
        
          – A
        
        
          inda
        
        
          em
        
        
          relação
        
        
          às
        
        
          inspeções
        
        
          ,
        
        
          está
        
        
          previsto
        
        
          o
        
        
          uso
        
        
          de
        
        
          tecnologias
        
        
          avançadas
        
        
          capazes
        
        
          de
        
        
          detectar
        
        
          defeitos
        
        
          ocultos
        
        
          nas
        
        
          estruturas
        
        
          ,
        
        
          como
        
        
          ocorrido
        
        
          na
        
        
          inspeção
        
        
          do
        
        
          V
        
        
          iaduto
        
        
          interditado
        
        
          na
        
        
          M
        
        
          arginal
        
        
          P
        
        
          inheiros
        
        
          ?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Com certeza. Já foram
        
        
          apresentadas propostas de inspeção
        
        
          prevendo a instrumentação do viaduto
        
        
          com células de carga, acelerômetros
        
        
          e outros sensores que medem,
        
        
          por exemplo, o peso dos veículos
        
        
          trafegando sobre viaduto em tempo
        
        
          real. Com base nesses dados e num
        
        
          modelo matemático, o software
        
        
          desenvolvido pela empresa possibilita
        
        
          estimar a curva de fadiga da estrutura,
        
        
          mesmo sem sua retroanálise.
        
        
          IBRACON
        
        
          – Q
        
        
          uais
        
        
          as
        
        
          razões
        
        
          para
        
        
          a
        
        
          ocorrência
        
        
          do
        
        
          acidente
        
        
          com o
        
        
          viaduto
        
        
          na
        
        
          M
        
        
          arginal
        
        
          P
        
        
          inheiros
        
        
          ?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Um acidente daquele tipo
        
        
          não tem um único fator. Se olharmos
        
        
          o laudo de vistoria visual feito pelo
        
        
          engenheiro da Prefeitura em 2012,
        
        
          veremos a indicação de um problema
        
        
          no pilar. No entanto, o rompimento
        
        
          aconteceu na transversina por flexo-
        
        
          compressão. Como detectar problemas
        
        
          ocultos? Somente com a inspeção
        
        
          especial.
        
        
          O viaduto acidentado não era de
        
        
          propriedade da prefeitura e não
        
        
          constava entre as 73 obras de arte
        
        
          especiais do TAC. O viaduto é de
        
        
          propriedade do Departamento de
        
        
          Estradas de Rodagem (DER). A única
        
        
          responsabilidade da Prefeitura com
        
        
          relação ao viaduto era fazer zeladoria,
        
        
          ou seja, pintura, limpeza etc. A
        
        
          correção do problema apontado no
        
        
          laudo somente poderia ter feita pelo
        
        
          proprietário. Com o acidente, o prefeito
        
        
          Bruno Covas tomou a responsabilidade
        
        
          para si, quanto à contratação da
        
        
          empresa para realização da inspeção
        
        
          e recuperação do viaduto. Atitude
        
        
          similar foi vista em relação ao edifício
        
        
          incendiado, Wilton Paes de Almeida,
        
        
          que é federal, bem como em relação
        
        
          ao acesso da Rodovia Presidente
        
        
          Dutra. A Prefeitura tomou a frente. Se
        
        
          tem um problema que está afetando a
        
        
          população de São Paulo, o importante
        
        
          Manifestações patológicas no Viaduto Bresser