 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   19
        
        
          ESSAS INSPEÇÕES EMERGENCIAIS EM ANDAMENTO TÊM
        
        
          ESCOPO MAIOR DO QUE AQUELE DA VISTORIA ESPECIAL,
        
        
          PORQUE SEU LAUDO ESTRUTURAL CONTEMPLA UMA
        
        
          RETROANÁLISE DA OBRA DE ARTE ESPECIAL
        
        
          “
        
        
          “
        
        
          Olímpio da Silveira, foi interditado
        
        
          para a passagem de caminhão por
        
        
          conta do relatório de inspeção apontar
        
        
          problemas estruturais.
        
        
          IBRACON
        
        
          – Q
        
        
          ual
        
        
          é
        
        
          a
        
        
          previsão
        
        
          orçamentária
        
        
          da
        
        
          PMSP
        
        
          para o
        
        
          programa
        
        
          de manutenção
        
        
          de obras
        
        
          de
        
        
          arte
        
        
          especiais
        
        
          ?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Duzentos e cinquenta
        
        
          milhões de reais estão alocados para
        
        
          vistorias e obras, com a previsão de
        
        
          aumento desses gastos, caso seja
        
        
          necessário. Serão executadas 50 obras
        
        
          dentro do plano de metas do Prefeito
        
        
          Bruno Covas.
        
        
          IBRACON
        
        
          – Q
        
        
          uais outras
        
        
          iniciativas
        
        
          e
        
        
          atividades
        
        
          estão
        
        
          sendo
        
        
          encaminhadas
        
        
          pela
        
        
          S
        
        
          ecretaria
        
        
          M
        
        
          unicipal
        
        
          de
        
        
          I
        
        
          nfraestrutura
        
        
          U
        
        
          rbana
        
        
          e
        
        
          O
        
        
          bras
        
        
          (SIURB)
        
        
          para
        
        
          fazer
        
        
          frente
        
        
          ao
        
        
          passivo
        
        
          de
        
        
          OAE
        
        
          s que
        
        
          necessitam
        
        
          de
        
        
          inspeção
        
        
          e manutenção
        
        
          ?
        
        
          V.L.C.A.
        
        
          – Das 33 pontes
        
        
          mencionadas, 16 foram contratadas
        
        
          em caráter emergencial e 17 foram
        
        
          licitadas. Das 40 pontes e viadutos
        
        
          que totalizavam as 73 do TAC, foram
        
        
          realizadas 40 inspeções visuais por
        
        
          funcionários da própria Secretaria,
        
        
          que foram avaliadas por um comitê
        
        
          técnico, gerando classificações do
        
        
          seu estado de conservação. Dessas
        
        
          classificações, duas foram declaradas
        
        
          como requerendo inspeções
        
        
          especiais emergenciais – os viadutos
        
        
          do Glicério e Bresser Pereira. Essas
        
        
          contratações de emergência já foram
        
        
          publicadas no Diário Oficial Municipal
        
        
          e as 38 restantes serão objeto de outro
        
        
          certame.
        
        
          Na realidade, essas inspeções
        
        
          emergenciais em andamento têm
        
        
          escopo maior do que aquele da
        
        
          vistoria especial, porque seu laudo
        
        
          estrutural contempla uma retroanálise
        
        
          da obra de arte especial, que busca
        
        
          levantar o modelo estrutural da obra
        
        
          para refazer seu projeto e memorial
        
        
          de cálculo. Isto porque algumas obras
        
        
          de arte da cidade, que não foram
        
        
          feitas pela Prefeitura de São Paulo,
        
        
          não possuem arquivados seu projeto
        
        
          executivo e sua memória de cálculo.
        
        
          Dessa forma, se o laudo estrutural
        
        
          determinar a necessidade de reforço,
        
        
          teremos condições de saber onde e
        
        
          como fazer esse reforço. Em razão
        
        
          disso, tivemos que contratar as
        
        
          empresas com capacidade de fazer
        
        
          retroanálise. Foi feito um chamamento
        
        
          público de empresas no mercado
        
        
          brasileiro para realizar a inspeção
        
        
          especial e a retroanálise, que teve a
        
        
          adesão de 31 empresas, das quais
        
        
          25 foram classificadas. Dessas, dez
        
        
          empresas pontuaram a nota máxima,
        
        
          mas uma delas declinou do direito
        
        
          de fazer inspeção especial. Então, as
        
        
          nove empresas mais bem classificadas
        
        
          dividiram as 16 inspeções especiais
        
        
          iniciais. Como essas empresas
        
        
          declinaram em inspecionar as duas
        
        
          pontes emergenciais posteriores,
        
        
          estamos avaliando a contratação do
        
        
          segundo grupo de empresas.
        
        
          Este trabalho é essencial para
        
        
          avaliar as condições estruturais das
        
        
          pontes e viadutos. No geral, eles
        
        
          foram concebidos e calculados com
        
        
          modelos de cálculo diferentes dos
        
        
          Reforço de viga na Ponte da Frequesia do Ó