Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 19

CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019 | 19
ESSAS INSPEÇÕES EMERGENCIAIS EM ANDAMENTO TÊM
ESCOPO MAIOR DO QUE AQUELE DA VISTORIA ESPECIAL,
PORQUE SEU LAUDO ESTRUTURAL CONTEMPLA UMA
RETROANÁLISE DA OBRA DE ARTE ESPECIAL
Olímpio da Silveira, foi interditado
para a passagem de caminhão por
conta do relatório de inspeção apontar
problemas estruturais.
IBRACON
– Q
ual
é
a
previsão
orçamentária
da
PMSP
para o
programa
de manutenção
de obras
de
arte
especiais
?
V.L.C.A.
– Duzentos e cinquenta
milhões de reais estão alocados para
vistorias e obras, com a previsão de
aumento desses gastos, caso seja
necessário. Serão executadas 50 obras
dentro do plano de metas do Prefeito
Bruno Covas.
IBRACON
– Q
uais outras
iniciativas
e
atividades
estão
sendo
encaminhadas
pela
S
ecretaria
M
unicipal
de
I
nfraestrutura
U
rbana
e
O
bras
(SIURB)
para
fazer
frente
ao
passivo
de
OAE
s que
necessitam
de
inspeção
e manutenção
?
V.L.C.A.
– Das 33 pontes
mencionadas, 16 foram contratadas
em caráter emergencial e 17 foram
licitadas. Das 40 pontes e viadutos
que totalizavam as 73 do TAC, foram
realizadas 40 inspeções visuais por
funcionários da própria Secretaria,
que foram avaliadas por um comitê
técnico, gerando classificações do
seu estado de conservação. Dessas
classificações, duas foram declaradas
como requerendo inspeções
especiais emergenciais – os viadutos
do Glicério e Bresser Pereira. Essas
contratações de emergência já foram
publicadas no Diário Oficial Municipal
e as 38 restantes serão objeto de outro
certame.
Na realidade, essas inspeções
emergenciais em andamento têm
escopo maior do que aquele da
vistoria especial, porque seu laudo
estrutural contempla uma retroanálise
da obra de arte especial, que busca
levantar o modelo estrutural da obra
para refazer seu projeto e memorial
de cálculo. Isto porque algumas obras
de arte da cidade, que não foram
feitas pela Prefeitura de São Paulo,
não possuem arquivados seu projeto
executivo e sua memória de cálculo.
Dessa forma, se o laudo estrutural
determinar a necessidade de reforço,
teremos condições de saber onde e
como fazer esse reforço. Em razão
disso, tivemos que contratar as
empresas com capacidade de fazer
retroanálise. Foi feito um chamamento
público de empresas no mercado
brasileiro para realizar a inspeção
especial e a retroanálise, que teve a
adesão de 31 empresas, das quais
25 foram classificadas. Dessas, dez
empresas pontuaram a nota máxima,
mas uma delas declinou do direito
de fazer inspeção especial. Então, as
nove empresas mais bem classificadas
dividiram as 16 inspeções especiais
iniciais. Como essas empresas
declinaram em inspecionar as duas
pontes emergenciais posteriores,
estamos avaliando a contratação do
segundo grupo de empresas.
Este trabalho é essencial para
avaliar as condições estruturais das
pontes e viadutos. No geral, eles
foram concebidos e calculados com
modelos de cálculo diferentes dos
Reforço de viga na Ponte da Frequesia do Ó
1...,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18 20,21,22,23,24,25,26,27,28,29,...100
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