Revista Concreto & Construções - edição 79 - page 99

CONCRETO & Construções | 99
Análise comparativa da
eficiência de transferência
de cargas em pavimentos
de concreto simples e
continuamente armados
1. INTRODUÇÃO
A
construção de rodovias e
vias urbanas de alto tráfego
no Brasil, antes inteiramen-
te baseada em pavimentos asfálticos,
começa lentamente a demonstrar inte-
resse por tecnologias mais duradouras
com concreto. Para uma comparação
rápida do número de pavimentos de
concreto no Brasil e em outros países,
confrontam-se informações de Bal-
bo (2009). Nos EUA, em números de
1999, estima-se que a porcentagem de
rodovias de concreto seja de aproxima-
damente 20%. Na Alemanha, constam
incríveis 40% (em quilômetros totais,
valor inferior ao dos EUA). Já no Bra-
sil, há algo em torno de 2% de rodovias
em concreto do total pavimentado.
Pavimentos de concreto são mais co-
mumente encontrados em nações alta-
mente industrializadas, como os países
da Comunidade Europeia e da América
do Norte, tendo os EUA como princi-
pal precursor e incentivador da técnica.
Existem exceções: países em desen-
volvimento, como o Chile e a Indonésia,
apresentam também uma vasta malha
rodoviária em concreto. Portanto é in-
teressante para o desenvolvimento da
infraestrutura rodoviária do país o in-
vestimento pesado em estruturas que
apresentem alta durabilidade, como os
pavimentos de concreto.
Entretanto, o já pouco incentivo na-
cional na pavimentação em concreto é
totalmente baseado em pavimentos de
concreto simples (PCS), ou seja, pavi-
mentos de concreto em placas com
juntas de retração. Devido à liberação
de calor durante a hidratação do con-
creto, grandes massas do material fa-
zem com que o grau de concentração
de tensões durante a cura seja muito
grande. Para aliviar tais tensões, sur-
gem fissuras de retração aleatórias nas
placas, o que é bastante problemático
visto que a estrutura antes contínua
passa a ser seccionada, inviabilizan-
do a perfeita resistência às cargas dos
veículos. Com o objetivo de contornar
essa situação, são criados pontos de
enfraquecimento do concreto (serra-
gem) de forma que a concentração de
tensões durante a cura ocorra exata-
mente naquele ponto, gerando a fis-
sura. Em relação à descontinuidade
física gerada pela fissura, são projeta-
das e instaladas barras de transferên-
cia abaixo do corte, fazendo a união
das placas e provendo a transferência
de carga entre elas. Esse é o conceito
das juntas de retração em PCS, são
elementos estruturais que induzem a
fissura e dos quais depende todo o
desempenho do pavimento.
Contudo, a eficácia de tais elemen-
tos é extremamente dependente da
perfeita execução das juntas (posicio-
namento correto das barras de trans-
ferência e serragem na profundidade
e no tempo certo), o que corriqueira-
mente não acontece na pavimentação
nacional. Erros na serragem levam ao
aparecimento de fissuras fora do local
projetado e barras mal posicionadas di-
ficultam a transferência de carga levan-
do ao surgimento de esborcinamento
u
pesquisa e desenvolvimento
LUCIO SALLES DE SALLES – C
andidato
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outorado
JOSÉ TADEU BALBO – P
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ssociado
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niversidade
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