CONCRETO & Construções | 109
resultado disso, o espaçamento entre
fissuras é muito maior do que aquele
comumente encontrado em referên-
cias internacionais. Porém, apesar das
diferenças no número de fissuras, o
principal parâmetro de avaliação do
PCCA – a abertura de fissuras – apre-
senta valores mínimos condizentes
com exemplos de pavimentos com
ótimo desempenho.
Testes com FWD nas fissuras per-
mitiram o cálculo da transferência de
carga entre fissuras (LTE). Os resulta-
dos apontam uma LTE bastante eleva-
da para todas as fissuras. Comparati-
vamente, foram analisados dados de
LTE de um PCS experimental localiza-
do nas proximidades do PCCA. O efei-
to da expansão natural do concreto
faz com que haja mais contato entre
os agregados na junta, favorecendo a
transferência de carga em dias quen-
tes. A comparação de valores mostra
que, apesar das fissuras do PCCA não
apresentarem barras de transferência,
a LTE é maior do que nas juntas dos
PCS com esses elementos. Além
disso, a uniformidade de valores da
LTE comprova a superioridade cons-
trutiva do PCCA em relação ao po-
tencial de erros em juntas do PCS.
6. AGRADECIMENTOS
Os autores são gratos à Fundação
de Apoio à Pesquisa do Estado de São
Paulo (FAPESP) pelo suporte forneci-
do ao estudo por meio do processo #
98/11629-5, ao Prof. Dr. Antonio Marcos
de Aguirra Massola, da EPUSP (Prefeito
do Campus USP, Campus da Capital do
Estado de São Paulo entre 2008 e 2010,
responsável pelo projeto de implantação
dos pavimentos experimentais) e a CA-
PES (Ministério de Educação) pela bolsa
concedida ao primeiro autor.
u
Figura 11
Comparação de LTE em juntas e fissuras
70
72
74
76
78
80
82
84
86
88
90
92
94
96
98
F4.7
F4.6
F4.5
F4.4
F4.3
F4.2
F4.1
F3.10
F3.9
F3.8
F3.7
F3.6
F3.5
F3.4
F3.3
F3.2
F3.1
F2.2
F2.1
A1
B1
C1
D1
E1
A3
B3
C3
D3
E3
PCCA
PCS
Inverno Verão
[01] BALBO, J. T. (2009). Pavimentos de concreto. Oficina de Textos, São Paulo.
[02] COLIM, G. M.; BALBO J. T.; KHAZANOVICH, L. (2011) Effects of temperature changes on load transfer in plain concrete pavement joints. Ibracon Structures and
Materials Journal, Vol. 4, p. 405-437.
[03] SALLES, L. S.; BALBO, J. T. (2014) Experimental short continuously reinforced concrete pavement: crack pattern and load transfer efficiency across cracks. Anais
do 12
th
International Symposium on Concrete Roads, EUPAVE, Praga.
[04] TAYABJI, S. D. (2012) Continuously reinforced concrete pavement performance and best practices. TechBrief. FHWA-HIF-12-039.
[05] TAYABJI, S. D.; STEPHANOS, P. J.; VEDEREY, J. R; GAGNON, J. S.; ZOLLINGER, D. G. (1998) Performance of Continuously Reinforced Concrete Pavement. Volume
I, II and III: Field Investigations of CRC Pavements. FHWA-RD-94-149, FHWA, U.S. Department of Transportation.
u
R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S