Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 86

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tamanho do agregado pórfiro 0-6,3
mm) e da camada inferior (tamanho do
agregado de calcário 0-31,5 mm) é de
50 mm e 200 mm, respectivamente. A
camada superior foi despejada fresca
sobre a camada inferior ainda fresca.
A classe de concreto é C45/55 para
a camada inferior e C35/45 para a ca-
mada superior.
O PCCA foi construído em duas fa-
ses: primeiro a faixa esquerda mais a
parte esquerda da faixa de caminhões
e, depois, a parte direita da faixa de ca-
minhões mais a faixa de emergência.
Como mostrado na Figura 12, durante
o endurecimento do concreto, foram
executados cortes parciais, por meio de
serragem do concreto, na superfície no
lado externo da placa. A abertura des-
ses cortes foi de 400 mm e o espaça-
mento de 1,20 m. Os cortes foram ser-
rados imediatamente após a limpeza da
superfície do pavimento, geralmente em
torno de 16 horas após a concretagem.
O projeto da rodovia E313 possui
duas seções de teste de controle de
fissuras (Figura 13). Durante a primei-
ra fase do projeto de reconstrução, a
profundidade do corte foi de apenas 30
mm, que é aproximadamente um oita-
vo da espessura do pavimento de con-
creto. Subsequentemente, para avaliar
o efeito da profundidade do corte na
efetividade da indução de fissuras, a
profundidade foi aumentada para 60
mm durante a fase seguinte do projeto.
Deve ser mencionado que o momen-
to da serragem do corte de 60 mm foi
algumas horas antes da serragem do
corte de 30 mm.
Uma seção de teste
de 500 m na faixa externa com corte
de 30 mm e uma seção de teste de
1100 mm, também na faixa externa,
com corte de 60 mm, foram escolhidas
para vistoria regular de fissuras desde a
concretagem do pavimento.
A seção de teste de 500 m, com
corte de 30 mm, foi construída em julho
de 2012, enquanto a seção de teste de
1100 m com corte de 60 mm, foi cons-
truída em setembro de 2012. As visto-
rias de espaçamento de fissuras foram
realizadas por vistorias visuais manuais:
caminhada ao longo da faixa de emer-
gência, registro de posição e formato
das fissuras e definição da categoria de
cada fissura. A influência das cargas do
tráfego no desenvolvimento de fissuras
não está inclusa nesta pesquisa. Aber-
tura de fissuras foram medidas na su-
perfície do pavimento com um micros-
cópio digital, com uma resolução de
0,01 mm. A vistoria do padrão de fissu-
ras foi realizada várias vezes durante os
4 primeiros dias após a construção e,
além disso, em 2, 6,5, 12,5 e 18 meses
após a construção da seção de teste,
com cortes de 60 mm.
A Tabela 7 mostra a efetividade
da indução de fissuras nas seções de
teste com diferentes profundidades de
serragem dos cortes na Rodovia E313.
Para a seção de teste com corte de 60
mm, 99% das fissuras que ocorreram
durante os 4 primeiros dias, ocorre-
ram em um corte e 21,3% dos cor-
tes se propagaram em fissuras. Essa
porcentagem rapidamente aumentou
para 61,9% em dois meses depois da
construção.
Depois disso, os efeitos dos cortes
para indução de novas fissuras se tornou
pequeno, já que a porcentagem aumen-
tou apenas para 66,6% depois do pri-
meiro inverno (severo), 6,5 meses após
a construção. Isso indica que o corte
parcial na superfície induz fissuras es-
pecialmente sob o corte durante idades
iniciais do pavimento, que estão normal-
mente dentro dos dois primeiros meses
após construção. No entanto, os cortes
permanecem efetivos depois disso. Por
exemplo, 43 de um total de 98 novas fis-
suras formadas (aproximadamente 45%)
estavam localizadas nos cortes durante
um período entre 65 e 204 dias, com a
seção de teste com corte de 60 mm.
Depois do primeiro inverno na seção de
u
Figura 12
Layout das faixas de veículos na rodovia E313 em Herentals (Bélgica),
com os cortes parciais nas bordas externas do pavimento; medidas em mm
1...,76,77,78,79,80,81,82,83,84,85 87,88,89,90,91,92,93,94,95,96,...116
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