CONCRETO & Construções | 85
Em 9 fissuras, cilindros foram extraí-
dos e a abertura das fissuras foi medida
no topo, meio e fundo do cilindro por
meio de microscópio digital. Os resul-
tados são mostrados na Tabela 6. A
abertura de fissura geralmente é menor
no centro do cilindro, ou seja, na posi-
ção da armadura longitudinal. As aber-
turas de fissura na A50 (0,67% de taxa
de armadura longitudinal) depois de 8
anos estão um pouco maiores que as
na E17 (0,75% de taxa de armadura
longitudinal) após 7 meses (Tabela 4).
A Figura 11 apresenta a abertura
da fissura versus a soma dos espaça-
mentos de fissuras em ambos os lados
da fissura.
Para este caso específico,
incluindo a camada dupla de AP, o apa-
recimento de fissuras ocorreu quando
a abertura de fissura no topo ou meio
da camada de PCCA é maior que 0,25
mm ou a soma dos espaçamentos nos
dois lados da fissura são maiores que
3,2 m (isto é, o espaçamento de fissura
é maior que 1,6 m).
Em 2014 a pista de AP na A50 foi
fresada em 35 km e substituída por
uma camada intermediária para ab-
sorção de esforços (SAMI –
Stress
Absorbing Membrane Interlayer
), além
de uma camada dupla de AP.
4. PADRÃO DE FISSURAS EM
PCCA COM CONTROLE ATIVO
DE FISSURAS
Conforme apresentado anterior-
mente, as fissuras muito próximas e
também muito distantes em PCCA
podem ocasionar efeitos prejudiciais
à durabilidade do pavimento. Medidas
para o controle do padrão de fissuras,
portanto, podem contribuir substancial-
mente para a durabilidade do PCCA.
O projeto de reconstrução da ro-
dovia E313 foi executado em 2012.
A Figura 12 mostra o layout da seção
de teste na E313, que foi construída
de acordo com as recomendações
técnicas atuais na Bélgica: PCCA de
250 mm sobre uma camada interme-
diária de 50 mm de concreto asfáltico
e uma base de concreto compactado
com rolo de 150 mm. A taxa de ar-
madura longitudinal foi de 0,75%
e a
posição da armadura longitudinal é 90
mm abaixo da superfície do pavimen-
to.
Além disso, devido às exigências
de redução de ruído e considerações
de ordem econômicas, a placa de
concreto foi executada em duas ca-
madas. A espessura da camada supe-
rior (superfície de agregados exposta,
u
Figura 11
Abertura de fissura em 9 cilindros na A50 em 9 de novembro de 2013
versus a soma de espaçamentos das fissuras em ambos os lados da fissura;
temperatura ambiente 5°C
u
Tabela 6 – Abertura de fissura dos 9 cilindros na A50 em 9/11/13;
temperatura ambiente 5°C
Número
do cilindro
Abertura da fissura (mm)
Soma do espaçamento
de fissuras em ambos os
lados da fissura (m)
Aparecimento
de fissuras
no AP
topo
meio fundo
1
0,35
0,25
0,35
5,90
sim
2
0,23
0,30
–
4,25
não
3
0,29
0,10
0,25
3,85
sim
4
0,55
0,30
0,41
4,00
sim
5
0,35
0,30
0,30
4,00
sim
6
0,18
0,18
0,20
3,15
não
7
0,20
0,17
0,29
2,45
não
8
–
0,28
0,34
3,25
sim
9
0,32
0,26
0,33
–
sim