Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 92

92 | CONCRETO & Construções
ocorrido fissuras com espaçamento mé-
dio de cerca de 3 m na maioria dos ca-
sos ou maiores. O experimento foi reali-
zado para o entendimento do emprego
dessa tecnologia em paradas de ônibus
urbanas ou rurais, tendo apresentan-
do excelente desempenho das fissuras
(sem sua degradação) até o momen-
to. Contudo, não permite apresentar
um quadro para o comportamento do
PCCA em clima tropical que refletisse o
processo de construtivo de aeroportos,
rodovias e corredores de ônibus urba-
nos ou BRT. Essa experiência foi relata-
da em artigo de uma edição anterior da
revista Concreto e Construções.
4. CONCEPÇÃO DO PROJETO
EXPERIMENTAL – TESTES
ANTERIORES E AMPLIAÇÃO
DA PESQUISA
No ano de 2010 foram construídas
quatro seções de PCCA, no caso, de
curta extensão, rompendo-se com a tra-
dição rodoviária no exterior. Conscientes
das necessidades de melhorias para
corredores urbanos de ônibus (transpor-
te público), os docentes do Programa
de Pós-Graduação em Engenharia de
Transportes da Escola Politécnica da
USP empenharam-se para os primei-
ros testes, visando extensões típicas de
paradas de ônibus urbanos, situações
em que pavimentos asfálticos e mesmo
pavimentos de concreto simples, muitas
vezes, não são os mais adequados. O
Prof. Marco Antonio de Aguirra Massola,
então prefeito do campus da USP em
São Paulo, proporcionou a possibilida-
de de vários estudos de pavimentação
com a reconstrução da Av. Prof. Almeida
Prado, entre o terminal de ônibus e o
monumento a Ramos de Azevedo. Além
dos pavimentos em blocos intertravados
na maior parte do trecho, quatro seções
de PCCA foram construídas com varia-
ção nas taxas de armaduras transver-
sais em cada uma delas. Estudos sobre
esses experimentos são disponíveis na
Revista Concreto e Construções e na
Revista RIEM, ambas do IBRACON.
As experiências no exterior comu-
mente relatam os padrões de fissu-
ração encontrados nesses pavimen-
tos, que funcionam fissurados, e isto
é de fundamental importância para o
leitor compreender o conceito de PCCA
u
Figura 1
Seção transversal do PCCA concebido com 200 m de extensão contínua
u
Ficha técnica
Escavação, transporte do material escavado,
compactação do subleito e da base granular
Construtora OAS
Fornecimento de brita graduada simples para
a base
Serveng Mineiração
Construtora Norberto Odebrecht
Fornecimento de imprimação betuminosa
da base e de formas de madeira incluindo
montagem
Prefeitura do Campus da Capital da USP
Fornecimento de vergalhões comuns e
galvanizados
Votorantim Siderurgia
Fornecimento de zinco para galvanização
Votorantim Metais
Galvanização de vergalhões
Bosch
Fornecimento de desmoldante para formas e
produto de cura para aspersão na superfície
do concreto
Grace
Fornecimento de arames galvanizados
Morlan Arames e Telas
Fornecimento de CP II e CP IV
Votorantim Cimentos
Fornecimento de agregados virgens e reciclados
e produção e transporte dos concretos
Engemix
Montagem das armaduras, adensamento,
acabamento e cura do concreto
Engenharia de Pisos
Projeto e coordenação
Departamento de Engenharia de Transportes
Escola Politécnica da USP
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