CONCRETO & Construções | 87
teste com corte de 60 mm, 78,3% das
fissuras se localizavam nos cortes, en-
quanto isso esse valor é menor para cor-
tes de 30 mm de profundidade, 56,5%.
Isso indica que o entalhe com maior pro-
fundidade é mais efetivo em iniciar fissu-
ras nos locais designados. No entanto, é
reforçado que o momento da serragem
do corte de 60 mm de profundidade foi
mais cedo que a serragem do corte de
30 mm.
Em ambas as seções, fissuras
rapidamente se desenvolveram durante
os primeiros meses com a diminuição
de temperatura, enquanto bem poucas
novas fissuras ocorreram durante meses
mais quentes.
Em contraste com a rodovia E17
(Figura 5), a maioria das fissuras apre-
sentadas nas seções da rodovia E313
e, especialmente, as fissuras que se
iniciaram nos cortes, na superfície, são
bem retas e perpendiculares ao eixo da
via (Figura 14). Uma das razões para
isso é o concreto fino (0-6,3 mm) na
camada superior da E313, em contras-
te com o concreto mais grosso (0-20
mm) da E17.
Figuras 15-b e 15-c mostram o
desenvolvimento da abertura de fissu-
ras no tempo desde a construção do
PCCA na rodovia E313. Após 20 me-
ses, a seção de teste com corte de
60 mm tem apenas 14% de fissuras
próximas umas das outras e 11% de
fissuras bem distantes. Para a seção
de teste com corte de 30 mm, essas
u
Figura 13
Espaçamento (esquerda), largura (meio) e profundidade (30 ou 60) (direita) das serragens na superfície das seções
de teste na rodovia E313 na Bélgica; medidas em mm
u
Tabela 7 – Porcentagem de fissuras iniciada no local dos cortes na rodovia E313 na Bélgica
Profundidade
do corte (mm)
Comprimento
da seção (m)
Idade
(dias)
Nº de
cortes
(N1)
Nº de
fissuras
(N2)
Nº de
fissuras
nos cortes
(N3)
Efetividade
dos cortes
N3/N1 (%)
Porcentagem de fissuras em categoria (%)
Distância do corte mais próximo (m)
0
0-0.2 0.2-0.4 0.4-0.6
60
1100
1
897
1
1
0,1
100
0
0
0
–
–
2
–
73
71
7,9
97,3
0
0
2,7
–
–
3
–
163
161
17,9
98,8
0
0
1,2
–
–
4
–
193
191
21,3
99,0
0
0
1,0
–
–
65
–
664
555
61,9
83,6
2,4
7,7
6,3
–
–
204
–
762
597
66,6
78,3
3,8
9,8
8,1
–
–
378
–
775
606
67,6
78,2
3,8
9,9
8,1
–
–
555
–
803
628
70,0
78,2
3,6
10,1
8,1
30
500
123
422
417
245
58,1
58,8
9,4
15,8
16,0
–
–
262
–
497
281
66,6
56,5
8,7
17,5
17,3
–
–
436
–
502
285
67,5
56,8
8,5
17,2
17,5
–
–
613
–
505
286
67,8
56,6
8,7
17,2
17,5