Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 77

CONCRETO & Construções | 77
esteve superior a 2,69 m/km no ano
de 2003. Nesse ano ocorreu a pri-
meira intervenção de conservação
especial, 27 anos após o início da
operação da rodovia. Um ano após
essa intervenção, um levantamento
de irregularidade mostrou que todo o
pavimento apresentava IR inferior ao
limite de 2,69 m/km.
A Figura 13 mostra que os pavimen-
tos dentro dos túneis apresentaram
melhor desempenho e os pavimento
nas seções de terraplenagem apresen-
taram deterioração mais rápida após a
primeira intervenção de conservação
especial, principalmente na faixa 3.
Uma análise posterior, em termos
do índice de condições do pavimento
(
Pavement Condition Index
– PCI), foi
realizada para os mesmos segmentos
homogêneos nos anos de 2012 ao
ano de 2014.
De acordo com a Figura 14, o índi-
ce PCI esteve sempre acima do limite
inferior igual a 60 na escala PCI, indi-
cando boas condições do pavimento.
A Figura 14 também demonstra que
uma manutenção para correção das
placas deterioradas foi executada en-
tre 2013 e 2014.
6. CONCLUSÃO
O pavimento de concreto de ci-
mento Portland, objeto desse estu-
do, foi implementado para um perí-
odo de projeto de 15 anos. 37 anos
após sua construção, o pavimento
apresenta boas condições estrutu-
rais e vem tendo um bom desem-
penho, respeitando os limites de
irregularidade (IRI) e de condições
de superfície (PCI) na maioria dos
segmentos avaliados em campa-
nhas periódicas de monitoramen-
to. Mesmo tendo sido submetido
a um tráfego total entre 5 e 6 ve-
zes superior àquele para o qual foi
projetado, o pavimento apresentou
necessidade de manutenção relati-
vamente baixa.
Algumas premissas do projeto do
pavimento que devem ter contribuído
para seu bom desempenho são:
u
sub-base não erosiva, o que elimi-
na o fenômeno de bombeamento,
que não foi observado durante sua
vida de serviço;
u
segunda sub-base drenante, que
não permitiu o desenvolvimento
de pressões neutras devidas à in-
filtração de água, dado o elevado
volume de precipitação;
u
a boa resposta do método de
dimensionamento adotado, que
considera apenas o consumo
à fadiga.
Outro aspecto importante está
relacionado ao alto padrão de quali-
dade e controle tecnológico aplicado
pela Dersa na época da construção
da rodovia. Esse controle permitiu a
detecção do potencial para reações
álcali – agregado (RAA). Uma vez
identificado o problema, foi possível
atuar na prevenção dessas reações
através da seleção do cimento Por-
tland de alto-forno para a construção
do pavimento.
Mesmo não havendo dados dis-
poníveis na época, é bastante no-
tável que, em 1999, época do início
dos levantamentos de condições
feitos pela concessionária e antes
de qualquer intervenção de conser-
vação especial, o pavimento tenha
apresentado excelentes condições
de conservação.
Considera-se, também, que as
práticas de manutenção relatadas
nesse estudo, combinadas com a ve-
locidade com a qual a concessionária
u
Figura 13
Evolução estatística do IRI por infraestrutura do pavimento: (a) faixa 1; (b) faixa 3
b
a
1...,67,68,69,70,71,72,73,74,75,76 78,79,80,81,82,83,84,85,86,87,...116
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