CONCRETO & Construções | 69
u
obras emblemáticas
Desempenho de longo prazo
do pavimento de concreto
da Rodovia dos Imigrantes
1. INTRODUÇÃO/HISTÓRICO
A
Rodovia dos Imigrantes
(SP 160) interliga a re-
gião metropolitana de São
Paulo ao Porto de Santos, o maior e
mais importante da América do Sul,
passando, também, pelas indústrias
petroquímicas de Cubatão. A rodovia
possui um volume de tráfego bastan-
te elevado, contendo um percentual
expressivo de caminhões.
Originalmente, a Rodovia dos Imi-
grantes foi aberta ao tráfego em 1976
com as três faixas da pista norte,
construídas em concreto de cimento
Portland (CCP) no trecho da Serra.
Em 1998, o Estado de São Paulo,
através de seu programa de conces-
sões, delegou a administração da Ro-
dovia dos Imigrantes por um prazo de
20 anos à Ecovias, um grupo empre-
sarial privado.
Um ano mais tarde, em 1999, as
faixas da pista sul no trecho da Serra
OCTAVIO DE SOUZA CAMPOS – E
ngenheiro
C
ivil
ANA LUISA ARANHA – E
ngenheira
C
ivil
A
gência
R
eguladora
de
T
ransportes
de
S
ão
P
aulo
– A
rtesp
SANTI FERRI – P
rofessor
/E
ngenheiro
P
ontifícia
U
niversidade
C
atólica
de
S
ão
P
aulo
(PUC-SP) / A
rtesp
u
Figura 1
Segmento estudado da rodovia SP 160 - Subida da Serra (fonte: Google Earth®)