70 | CONCRETO & Construções
foram construídas, também em con-
creto de cimento Portland.
Esse estudo tem por objeto a ava-
liação do desempenho das faixas 1,
2 e 3 da pista norte da rodovia dos
Imigrantes. Uma vez que o tráfego de
caminhões é proibido na pista sul por
questões de segurança, ela não foi in-
cluída nesse estudo. O segmento da
rodovia compreendido nessa avalia-
ção é ilustrado na Figura 1.
2. PROJETO DE PAVIMENTO
Considerando-se o ambiente em
que a rodovia e seus diversos túneis
foram implantados, com um subleito
bastante fraco e um elevado volume
de precipitação (em média 4.000 mm/
ano, com umidade média do ar próxi-
ma a 80%), a solução técnica mais vi-
ável foi a construção de um pavimen-
to de concreto de cimento Portland.
O projeto se baseou no método da
PCA (
Portland Cement Association
)
de 1966 e seus parâmetros básicos
são os apresentados a seguir:
u
Índice de suporte do subleito:
CBR=4%;
u
Módulo de reação do subleito:
k=6,6 kgf/cm
2
/cm (66 MPa/m);
u
Fator de segurança de carga:
FS=1,2;
u
Espessura das placas de concre-
to: 22,5cm;
u
Resistência à tração na flexão:
4,5MPa;
u
Dimensões das placas: 6,0 x 3,5 m;
u
Reforço das juntas: Barras Dowel
de 1” (0.50m de comprimento a
cada 0,35m); Barras de conexão
de 1/2” (0,70m de comprimento a
cada 0,70m);
u
Membrana plástica entre a superfície
da placa e a sub-base para evitar
aderência (Polietileno flexível, com
espessura entre 0,2 mm e 0,3 mm);
u
Sub-base 1: 10cm de espessura,
tratada com cimento e resistência
à compressão de 4,5MPa;
u
Sub-base 2: 7cm de camada
granular;
u
Ano de abertura ao tráfego: 1976;
u
O percentual de fadiga para o ele-
vado tráfego projetado foi de 45%,
na época.
A rodovia foi construída pela Der-
sa, uma empresa pública/privada e
esteve sob sua administração até
1998. A partir desse ponto a Ro-
dovia dos Imigrantes foi concedida
e passou a ser administrada pela
Ecovias.
A Figura 2 mostra a tabela de di-
mensionamento, parte integrante da
documentação original sobre a cons-
trução da rodovia dos Imigrantes,
preparada pela Dersa (Pitta, 1976).
A Figura 3 mostra a distribuição
percentual da infraestrutura do pavi-
mento (terraplenagem, túneis ou pon-
tes) para o segmento estudado da
rodovia (km 59 até o km 41).
u
Figura 2
Tabela de dimensionamento original, preparada pela DERSA (Pitta, 1976)