Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 79

CONCRETO & Construções | 79
u
pesquisa e desenvolvimento
Pavimento de concreto
continuamente armado com e
sem controle ativo de fissuras
1. INTRODUÇÃO
E
ste trabalho aborda o com-
portamento de fissuras de
pavimentos de concreto con-
tinuamente armados (PCCA), testados
em seções de duas rodovias (E17 e
E313) na Bélgica e uma sessão de tes-
te na rodovia A50 nos Países Baixos.
O PCCA é caracterizado pela au-
sência de juntas transversais, onde as
fissuras de retração são controladas pela
elevada taxa de armadura longitudinal,
criando um padrão de fissuras finas es-
paçadas. O diâmetro das barras de aço
da armadura longitudinal é 20 ou 16 mm.
A Figura 1 dá um exemplo de
layout
da
armadura de acordo com as especifi-
cações do Ministério dos Transportes e
Meio Ambiente holandês de 2014 (DUT-
CH MINISTRY FOR TRANSPORT AND
THE ENVIRONMENT: Specifications for
design of continuously reinforced con-
crete pavements). Consiste de armadura
longitudinal e armadura transversal que é,
em sua maioria, instalada em um ângulo
de 60° com o eixo da via. Neste exem-
plo, o espaçamento de centro a centro
das barras da armadura longitudinal é
180 mm e as barras mais externas são
posicionadas a 70 mm do fim do pavi-
mento. O comprimento de emenda das
barras da armadura longitudinal depende
da classe do concreto e do diâmetro das
barras e varia de 500 mm a 700 mm. O
espaçamento de centro a centro das bar-
ras da armadura transversal é 700 mm.
No passado, a armadura longitudi-
nal era posicionada a uma profundida-
de mediana da camada de concreto.
Existe, no entanto, uma forte tendência
de posicionar a armadura mais acima
na camada de concreto para reduzir
a abertura de fissuras na superfície do
pavimento. As especificações do Minis-
tério dos Transportes e Meio Ambiente
holandês, em suas especificações de
2014, determinou que o centro das
barras da armadura longitudinal deve
estar a uma profundidade de 90±10
mm abaixo da superfície do pavimento,
o que significa que existe sempre um
cobrimento de concreto de pelo menos
70 mm nas barras. Nas seções de tes-
te na Bélgica, discutidas neste trabalho
(rodovias E17 e E313), o centro da ar-
madura longitudinal está a uma profun-
didade de 90 mm abaixo da superfície
do pavimento. No entanto, na seção
holandesa de teste (rodovia A50), a ar-
madura longitudinal está na metade da
profundidade da camada de concreto.
Atualmente, aplica-se uma camada
intermediária de concreto asfáltico en-
tre a camada de base e a placa de con-
creto do PCCA. Como vantagens desta
camada, pode-se citar:
ANNE BEELDENS – P
esquisador
senior
C
entro
de
P
esquisas
em
E
stradas
B
elgas
LUC RENS – E
ngenheiro
consultor
F
ebelcem
u
Figura 1
Exemplo do layout da armadura para PCCA em mm
M
estrando
(
tradutor
)
D
elft
U
niversidade
de
T
ecnologia
LAMBERT HOUBEN – P
rofessor
adjunto
DONGYA REN – D
outorando
FERNANDO FRANÇA DE MENDONÇA FILHO
1...,69,70,71,72,73,74,75,76,77,78 80,81,82,83,84,85,86,87,88,89,...116
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