Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 84

84 | CONCRETO & Construções
3.3 Aparecimento de fissuras
Nos Países
Baixos, uma cama-
da “silenciosa” deve ser aplicada em
rodovias e, na prática, isso significa As-
falto Poroso (AP). Se a camada de AP é
construída no topo de um PCCA, então
existe o risco do aparecimento de fissu-
ras, principalmente devido a mudanças
na abertura de fissuras no PCCA com a
temperatura.
Normalmente, desgaste é o tipo
de defeito dominante no AP. Este, no
entanto, não foi o caso na rodovia A50
(Eindhoven); ao invés disso, surgiram
fissuras. O pavimento, construído em
2004/2005, consiste de 70 mm de
camada dupla de AP, 250 mm PCCA
(classe de concreto C35/45, 0,67% de
taxa de armadura longitudinal a meia
profundidade da camada de concreto),
60 mm de uma camada intermediária
de concreto asfáltico denso, 250 mm
de base granular e 250 mm de uma ca-
mada de areia como sub-base sobre o
terreno natural.
Em 9 de novembro de 2013, foi vis-
toriada uma seção de 100 m. A tem-
peratura ambiente nesse dia estava
em torno de 5°C. Um total de 52 fissu-
ras foram observadas, o que significa
um espaçamento médio de fissuras de
1,92 m, que é consideravelmente alto.
27% dos espaçamentos de fissura ti-
nham um máximo de 0,6 m, enquanto
por outro lado, 32% dos espaçamen-
tos de fissuras eram maiores que 2,4
m, com máximo acima de 6 m. 15 das
52 fissuras, ou seja, aproximadamente
30% apareceram no AP (Figura 10).
u
Figura 9
Esquema de tensões de carregamentos de tráfego em fissuras transversais próximas (esquerda) e punchouts
(centro e direita) (KOHLER, 2005)
u
Tabela 5 – Mudanças na abertura de fissuras (mm) com temperatura em seção de teste 1 na E17 3 dias após construção
Profundidade
abaixo da
superfície do
pavimento (mm)
Mudança de
temperatura
(°C)
Número da fissura
Média
1
2
3
4
5
6
7
0
22,0 - 30,2
0,132
0,202
0,328
0,182
0,190
0,170
0,206
0,201
30
0,136
0,212
0,222
0,195
0,154
0,127
0,158
0,172
90
1
0,131
0,178
0,192
0,161
0,133
0,084
0,102
0,140
1
Posição da armadura longitudinal
u
Figura 10
Aparecimento de fissuras no revestimento de AP na A50 em 9 de novembro
de 2013
1...,74,75,76,77,78,79,80,81,82,83 85,86,87,88,89,90,91,92,93,94,...116
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