CONCRETO & Construções | 83
mal selada ou ao longo da borda do
pavimento;
u
o bombeamento resulta em um bu-
raco crescente sob a borda desta
viga de concreto, resultando em
tensões de tração na flexão devido
a carregamentos na borda do topo
da viga na direção transversal (Figu-
ra 9-esquerda);
u
quando esses esforços superam
a resistência à tração na flexão do
concreto, então uma fissura lon-
gitudinal ocorrerá (Figura 9-centro
e direita);
u
o resultado é um bloco de concreto
que então é empurrado para baixo
pelo tráfego ou mesmo pode ser
deslocado para fora do pavimento,
deixando um grave buraco.
Punchouts
ocorreram em PCCA
belgas que foram construídos na déca-
da de 1980. Nesse período a camada
intermediária de concreto asfáltico en-
tre o PCCA e a base de cimento não foi
aplicada por razões econômicas. Em
PCCA construídos depois de 1995, a
camada intermediária de concreto as-
fáltico foi aplicada e observam-se pou-
cos
punchouts
nestes pavimentos.
u
Figura 7
Espaçamento médio de fissuras (a) e distribuição de frequência cumulativa
do espaçamento de fissuras (b,c,d) nas 3 seções de teste na E17
b
d
a
c
u
Figura 8
Medida da abertura da fissura na superfície do PCCA por um microscópio digital (esquerda) e medida da mudança
na abertura da fissura na borda do PCCA por LVDT (centro e direita)
u
Tabela 4 – Abertura das fissuras na superfície em seção de teste 1 na E17
Idade
(dias)
Temperatura da
superfície do
pavimento (°C)
Número
Abertura da fissura (mm)
Fissuras
Leituras
Média
Máximo
Minímo
Desvio padrão
4
30,3
8
40
0,169
0,22
0,10
0,043
223
8,8
14
42
0,117
0,30
0,03
0,076