Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 81

CONCRETO & Construções | 81
(Tabela 3), descritas neste trabalho, são
parte de um trecho de 11 km da rodovia
E17, que foi reconstruída em agosto de
2011. O antigo pavimento de concreto
simples foi reciclado, aplicado com base
e sub-base para o novo PCCA (Figura
4). Entre a base de concreto compacta-
do de 150 mm e o PCCA de 250 mm,
uma camada intermediária de concreto
asfáltico de 50 mm foi aplicada. A clas-
se do concreto é C35/45 e as barras da
armadura longitudinal possuem um diâ-
metro de 20 mm e um cobrimento de
concreto de 80 mm. A seção de teste
1 é a estrutura usualmente empregada
para PCCA na Bélgica.
Na E17 diferentes tipos de fissuras
transversais podem ser observados
(Figura 5-esquerda), assim como uma
enorme variação no espaçamento de
fissuras (Figura 5-direita).
O padrão de fissuras foi investiga-
do regularmente durante os primeiros 4
dias e noites após construção e outras
5 vezes no período de outubro de 2011
a abril de 2014. A Figura 6 apresenta o
desenvolvimento do padrão de fissuras
no tempo nas 3 subseções de teste,
cada uma com 100 m de comprimento,
na rodovia E17. A Figura 6 mostra o pa-
drão de fissuras medido 4 dias depois
da construção (22 de agosto de 2011),
60 dias após a construção (18 de outu-
bro de 2011) e 223 dias após a cons-
trução (28 de março de 2012, após um
inverno severo com temperaturas che-
gando quase a -20°C), segundo REN
et al. (2013).
A Figura
7-a mostra o desenvol-
vimento do espaçamento médio de
fissura nas 3 seções de teste desde
a construção. O padrão de fissuras é
definido quando o espaçamento mé-
dio de fissuras se mantém constante
após 20 meses (incluindo 2 invernos
severos). O espaçamento médio de
fissuras é de 1,17 m, 1,27 m, e 1,01
m para as seções de teste 1, 2 e 3,
respectivamente. As Figuras 7-b, 7-c
e 7-d mostram o desenvolvimento da
distribuição do espaçamento de fis-
suras nas seções de teste 1, 2 e 3,
respectivamente, desde o momento
de construção. No padrão de fissuras
completo, 979 dias após a construção,
a porcentagem de espaçamentos de
fissuras menores que 0,6 m é 53,6%,
44,4% e 50,3% para as seções de tes-
te 1, 2 e 3, respectivamente. Por outro
lado, a porcentagem de espaçamento
de fissuras maior que 2,4 m é 17,9%,
17,4% e 10,8% para as seções de tes-
te 1, 2 e 3, respectivamente.
Isso significa que a porcentagem
de espaçamento de fissuras no interva-
lo desejável de 0,6 a 2,4 m é apenas
28,5%, 38,5% e 38,9% para as se-
ções de teste 1, 2 e 3, respectivamen-
te. Então todas as 3 seções de teste
de PCCA na rodovia E17 têm grande
número de fissuras próximas e consi-
derável número de fissuras espaçadas.
O risco de fissuras próximas está na
ocorrência de
punchouts
. O risco de
fissuras espaçadas é a abertura des-
sas fissuras, o que reduz a eficiência
de transferência de carga entre elas
e permite a penetração de água (com
sais de degelo, se aplicável) no PCCA
e a corrosão da armadura. No caso de
uma camada superior de concreto as-
fáltico no PCCA, o risco é a reflexão das
fissuras do PCCA.
Além do espaçamento entre fissu-
ras, a abertura de um número limitado
de fissuras foi medida esporadicamen-
te (REN et al., 2013) a alguns milímetros
abaixo da superfície do PCCA com um
microscópio digital (Figura 8-esquerda),
junto com a temperatura na superfície
do PCCA, medida através de um ter-
mômetro infravermelho. Além disso,
alguns dias após a construção (antes
da construção da sarjeta de concreto
u
Tabela 2 – Recomendação da taxa de armadura longitudinal em rodovias
nos Países Baixos
Classe de concreto
C25/30
C30/37
C35/45
C45/55
ω
o
(%)
0,7
0,7
0,7
0,75
u
Tabela 3 – Detalhes de projeto das 3 seções de teste de PCCA na E17
Seção de teste
Localização (km)
Reforço longitudinal
1
44,7-45,2
0,75%
2
45,2-46,2
0,70%
3
46,2-46,7
0,65% + 20 kg/m
3
fibras de aço
u
Tabela 1 – Porcentagem mínima de reforço longitudinal para evitar
escoamento das barras de aço
Classe do concreto
C25/30
C30/37
C35/45
C45/55
ω
o,min
(%)
0,38
0,43
0,47
0,54
1...,71,72,73,74,75,76,77,78,79,80 82,83,84,85,86,87,88,89,90,91,...116
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