94 | CONCRETO & Construções
É importante notar que todos os
parceiros tinham interesse no projeto
e entenderam perfeitamente a necessi-
dade do experimentalismo em situação
real de emprego do PCCA. Os parcei-
ros tinham inclusive interesses distintos,
porém complementares, com efetiva
participação no projeto. Como na mo-
ral final de uma das fábulas de Esopo:
“Não se pode construir uma sociedade
se não existirem interesses comuns”.
6. CONSTRUÇÃO DA
PISTA EXPERIMENTAL
A construção da pista experimental
com PCCA reproduzindo processo cons-
trutivo rodoviário ocorreu em 26 e 27 de
janeiro de 2016. Na semana anterior ha-
via sido realizada a escavação do pavi-
mento asfáltico deteriorado, a recompac-
tação do subleito e a exceção da base
em BGS. Após a colocação das fôrmas,
as armaduras continuamente dispos-
tas foram instaladas, com meia seção
empregando aço galvanizado e outra
meia seção empregando vergalhões co-
muns (ambos com 20 mm e aço CA-50).
A concretagem se deu de modo contínuo
e sem paradas no dia 27 de janeiro, con-
sumindo aproximadamente 10 horas.
Empregou-se régua vibratória para
o acabamento superficial. A cura foi
realizada com a aplicação de duas ca-
madas de filme de produto com base
parafínica, espaçadas de quatro horas,
que foi protegida por manta plástica em
toda a extensão. Após isso, por três
dias, três vezes ao dia, a superfície foi
umedecida com aspersão de água de
reuso. A liberação ao tráfego local foi
prevista para trinta dias após a concre-
tagem. Cada uma das quatro seções
de 50 m emprega um diferente concre-
to, resultante de combinação dos ci-
mentos (CP II e CP IV) e dos agregados
(parcialmente reciclados ou virgens).
7. RESULTADOS FUTUROS
ESPERADOS
Os estudos e pesquisas que se se-
guirão sobre a pista ao longo dos próxi-
mos meses e anos serão:
u
Comportamento de fissuração de
retração em função das variáveis de
projeto;
u
Análise de transferência de car-
gas entre fissuras por método não
destrutivo;
u
Análise de variabilidade de espessu-
ra de concreto e de posicionamento
do aço por meio de tomografia com
ondas de baixa frequência;
u
Análise de requisitos de desempe-
nho do concreto, incluindo medi-
das de módulo de elasticidade, em
amostras coletadas bem como por
retroanálises de deformações cau-
sadas por cargas de impacto;
u
Análise de aberturas de fissuras ao
longo de estações climáticas;
u
Instrumentação de pista com
strain
gages
para análise de respostas
das estruturas a cargas rodoviárias
típicas;
u
Análise de aderência dos aços aos
concretos empregados;
u
Análise de irregularidade superficial
ao longo dos anos;
u
Análise dos efeitos da texturização
com vassouras na irregularidade
longitudinal;
u
Modelagem numérica do experi-
mento e calibração de modelos de
cálculo de tensões em função dos
padrões de fissuração ocorridos;
u
Análise de corrosão de armaduras.
A transferência do conhecimento
para a sociedade será possível com o
estabelecimento de critério de projeto
estrutural para PCCA, nas condições
ambientais brasileiras.
Aspecto superficial após texturização do concreto
[1] Salles, L. S. ; Balbo, J. T. . Análise Comparativa da Eficiência de Transferência de Cargas em Pavimentos de Concreto Simples d Continuamente Armados. Concreto
& Contrução, v. 79, p. 48-58, 2015.
u
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