CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019 | 67
de Harajli de 1999 como os mais ade-
quados. Deve-se, contudo, observar
que o modelo do ACI apresenta desvios
similares para as duas grandezas esti-
madas, portanto, com maior coerência.
Além da convergência de desvios nas
grandezas estimadas, o método do ACI
traz consigo duas características que dão
maior conforto ao profissional durante a
elaboração do projeto: a diferença cons-
tatada se traduz numa diferença em favor
da segurança, quando comparado com
o modelo experimental, e as pondera-
ções para estimativa dos esforços cor-
respondem àqueles da versão de 2014
da norma ABNT NBR 6118.
3. CASO ILUSTRATIVO: PONTE
SOBRE O RIO SETE VOLTAS,
EM SANTA CATARINA
Um exemplo deste tipo de reforço
é a ponte sobre o rio Sete Voltas, em
Santa Catarina. No início da década
de 1970 a obra foi originalmente cons-
truída com 10,15 m de largura, sendo
8,17 m de leito carroçável, e compri-
mento total de 60,0 m, dividido em
vão central de 32,0 m e balanços de
14,0 m, conforme Figura 1.
Inicialmente foi prevista intervenção
de reparo das patologias e adequação
geométrica, contemplando pista de
rolamento com 10,70 m de largura, e
atualização do carregamento para o
Trem-Tipo 45. O alargamento da obra
pode ser melhor observado na Foto 3,
apresentando-se, na Foto 4, as vistas
inferior e interna ao caixão.
Estruturalmente, a intervenção
consistia na demolição dos passeios,
remoção da pavimentação e escarifica-
ção da laje para a implantação de so-
brelaje, cabos de protensão negativos
embutidos na sobrelaje e positivos no
interior da seção celular, conforme se
apresenta na Figura 2. Entretanto, no
processo de escarificação da laje, os
cabos de protensão negativos existen-
tes foram danificados, gerando a ne-
cessidade de elaboração de um novo
projeto contemplando tal situação.
Em vistoria realizada para estudo do
novo projeto, observaram-se fissuras no
topo do tabuleiro, nas proximidades dos
apoios, demonstrando perda de capaci-
dade portante aos momentos negativos,
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Foto 3
Ponte sobre o rio Sete Voltas: antes e depois do alargamento
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Foto 4
Ponte sobre o rio Sete Voltas: vistas inferior e interna do caixão
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Figura 2
Ponte sobre o rio Sete Voltas: seção transversal da primeira intervenção
Fonte:
o autor