 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   67
        
        
          de Harajli de 1999 como os mais ade-
        
        
          quados. Deve-se, contudo, observar
        
        
          que o modelo do ACI apresenta desvios
        
        
          similares para as duas grandezas esti-
        
        
          madas, portanto, com maior coerência.
        
        
          Além da convergência de desvios nas
        
        
          grandezas estimadas, o método do ACI
        
        
          traz consigo duas características que dão
        
        
          maior conforto ao profissional durante a
        
        
          elaboração do projeto: a diferença cons-
        
        
          tatada se traduz numa diferença em favor
        
        
          da segurança, quando comparado com
        
        
          o modelo experimental, e as pondera-
        
        
          ções para estimativa dos esforços cor-
        
        
          respondem àqueles da versão de 2014
        
        
          da norma ABNT NBR 6118.
        
        
          
            3. CASO ILUSTRATIVO: PONTE
          
        
        
          
            SOBRE O RIO SETE VOLTAS,
          
        
        
          
            EM SANTA CATARINA
          
        
        
          Um exemplo deste tipo de reforço
        
        
          é a ponte sobre o rio Sete Voltas, em
        
        
          Santa Catarina. No início da década
        
        
          de 1970 a obra foi originalmente cons-
        
        
          truída com 10,15 m de largura, sendo
        
        
          8,17 m de leito carroçável, e compri-
        
        
          mento total de 60,0 m, dividido em
        
        
          vão central de 32,0 m e balanços de
        
        
          14,0 m, conforme Figura 1.
        
        
          Inicialmente foi prevista intervenção
        
        
          de reparo das patologias e adequação
        
        
          geométrica, contemplando pista de
        
        
          rolamento com 10,70 m de largura, e
        
        
          atualização do carregamento para o
        
        
          Trem-Tipo 45. O alargamento da obra
        
        
          pode ser melhor observado na Foto 3,
        
        
          apresentando-se, na Foto 4, as vistas
        
        
          inferior e interna ao caixão.
        
        
          Estruturalmente, a intervenção
        
        
          consistia na demolição dos passeios,
        
        
          remoção da pavimentação e escarifica-
        
        
          ção da laje para a implantação de so-
        
        
          brelaje, cabos de protensão negativos
        
        
          embutidos na sobrelaje e positivos no
        
        
          interior da seção celular, conforme se
        
        
          apresenta na Figura 2. Entretanto, no
        
        
          processo de escarificação da laje, os
        
        
          cabos de protensão negativos existen-
        
        
          tes foram danificados, gerando a ne-
        
        
          cessidade de elaboração de um novo
        
        
          projeto contemplando tal situação.
        
        
          Em vistoria realizada para estudo do
        
        
          novo projeto, observaram-se fissuras no
        
        
          topo do tabuleiro, nas proximidades dos
        
        
          apoios, demonstrando perda de capaci-
        
        
          dade portante aos momentos negativos,
        
        
          u
        
        
          
            Foto 3
          
        
        
          Ponte sobre o rio Sete Voltas: antes e depois do alargamento
        
        
          u
        
        
          
            Foto 4
          
        
        
          Ponte sobre o rio Sete Voltas: vistas inferior e interna do caixão
        
        
          u
        
        
          
            Figura 2
          
        
        
          Ponte sobre o rio Sete Voltas: seção transversal da primeira intervenção
        
        
          
            Fonte:
          
        
        
          o autor