 
          CONCRETO & Construções  |  Ed. 94 |  Abr – Jun • 2019  |   63
        
        
          u
        
        
          inspeção e manutenção
        
        
          Reforço de obras de arte
        
        
          especiais – OAEs com
        
        
          protensão externa
        
        
          
            1. INTRODUÇÃO
          
        
        
          O
        
        
          bras de Arte vêm sendo
        
        
          construídas desde os pri-
        
        
          mórdios da humanidade,
        
        
          incluindo pontilhões, aquedutos, muros
        
        
          de contenção, diques e outros; segun-
        
        
          do alguns autores o termo é sucessor
        
        
          da expressão “Obra de Artífice”. Obras
        
        
          de Arte Especiais são entendidas como
        
        
          as grandes obras de infraestrutura dos
        
        
          dias atuais, englobando as mais diver-
        
        
          sas modalidades de pontes e viadutos,
        
        
          passarelas, túneis e outras. Segundo o
        
        
          DNIT
        
        
          1
        
        
          são estruturas com proporções
        
        
          ou características peculiares.
        
        
          Obras de arte, especiais ou não,
        
        
          em aço, concreto armado ou pro-
        
        
          tendido, envelhecem. Se receberem
        
        
          manutenção adequada ao longo do
        
        
          tempo poderão ter vida útil centená-
        
        
          ria. Expostas ao tempo, às atmosferas
        
        
          agressivas dos dias atuais e a pro-
        
        
          cessos insuficientes de manutenção
        
        
          preventiva ou corretiva terão a vida útil
        
        
          abreviada, com repercussões sempre
        
        
          negativas dos pontos de vista da se-
        
        
          gurança (Foto 1) e dos altos custos de
        
        
          reparação (Foto 2).
        
        
          Ao longo da vida útil, as interven-
        
        
          ções nas estruturas podem contem-
        
        
          plar simples reparos visando manter
        
        
          as condições iniciais de capacidade
        
        
          portante, funcionalidade e durabilida-
        
        
          de da obra, ou modificações impor-
        
        
          tantes como a adequação estrutural
        
        
          para atendimento a cargas atualizadas
        
        
          dos trens-tipo, adequação geométrica
        
        
          para aumentar a capacidade de trá-
        
        
          fego e outras, podendo ser utilizadas
        
        
          diversas técnicas para realização dos
        
        
          reforços e adequações.
        
        
          Nos sistemas passivos, o refor-
        
        
          ço é realizado com acréscimo de se-
        
        
          ção, complementação de armaduras,
        
        
          colagem de chapas, de perfis me-
        
        
          tálicos ou de compósitos (fibras de
        
        
          ALAIN BERTRAND – D
        
        
          iretor
        
        
          técnico
        
        
          e mestre
        
        
          M
        
        
          i
        
        
          LB E
        
        
          ngenharia
        
        
          /IPT
        
        
          ERCIO THOMAZ – C
        
        
          onsultor
        
        
          em
        
        
          construção
        
        
          civil
        
        
          e
        
        
          professor
        
        
          de mestrado
        
        
          I
        
        
          nstituto
        
        
          de
        
        
          P
        
        
          esquisas
        
        
          T
        
        
          ecnológicas
        
        
          de
        
        
          S
        
        
          ão
        
        
          P
        
        
          aulo
        
        
          (IPT)
        
        
          1
        
        
          DNIT – D
        
        
          epartamento
        
        
          N
        
        
          acional
        
        
          de
        
        
          I
        
        
          nfraestrutura
        
        
          de
        
        
          T
        
        
          ransportes
        
        
          . M
        
        
          anual
        
        
          de
        
        
          C
        
        
          ustos
        
        
          de
        
        
          I
        
        
          nfraestrutura
        
        
          de
        
        
          T
        
        
          ransportes
        
        
          V
        
        
          olume
        
        
          10 – C
        
        
          onteúdo
        
        
          07 – O
        
        
          bras
        
        
          de
        
        
          A
        
        
          rte
        
        
          E
        
        
          speciais
        
        
          .
        
        
          B
        
        
          rasília
        
        
          , 2017.
        
        
          u
        
        
          
            Foto 1
          
        
        
          Apoio Gerber – ponte sobre o rio Tocantins (Porto Nacional – TO)
        
        
          u
        
        
          
            Foto 2
          
        
        
          Vão de ponte que liga a ilha de Santa Catarina ao continente