 
          68  |  CONCRETO & Construções  |  Ed. 94  |  Abr – Jun • 2019
        
        
          e que a obra era mais extensa do que o
        
        
          necessário para a transposição do obs-
        
        
          táculo, tendo a sua obra irmã o compri-
        
        
          mento total de apenas 37,0 m.
        
        
          Dadas às condições observadas,
        
        
          optou-se por elaboração de proje-
        
        
          to que contemplasse a redução do
        
        
          comprimento total da obra, demolin-
        
        
          do-se parte dos extensos balanços
        
        
          de 14 m presentes nas cabeceiras.
        
        
          O projeto contemplou a execução de
        
        
          sobrelaje, onde estariam dispostas
        
        
          as armaduras para combater os mo-
        
        
          mentos fletores negativos, e cabos
        
        
          de protensão internos ao caixão para
        
        
          reforço do momento resistente posi-
        
        
          tivo, já que haveria aumento do mo-
        
        
          mento atuante devido à eliminação
        
        
          de parcela importantes dos balan-
        
        
          ços, conforme pode ser observado
        
        
          nas Figuras 3 e 4.
        
        
          Estudou-se exaustivamente a se-
        
        
          quência executiva e o lançamento dos
        
        
          cabos para que as tensões fossem
        
        
          mantidas em valores adequados du-
        
        
          rante toda a execução da obra, sendo
        
        
          que a proposta final considerou a se-
        
        
          guinte sequência:
        
        
          u
        
        
          Na situação constatada na vistoria
        
        
          (T0), a obra apresentava guarda-
        
        
          -corpos, pavimentação e balanços
        
        
          transversais demolidos, e os cabos
        
        
          “C1”, “C2” e “C3” do primeiro pro-
        
        
          jeto de reforço tracionados. Nesta
        
        
          situação foi incorporado o carrega-
        
        
          mento inerente ao peso próprio dos
        
        
          blocos de ancoragem e de desvio
        
        
          necessários às fases posteriores.
        
        
          u
        
        
          A fase seguinte (T1) se refere à si-
        
        
          tuação imediatamente após a pro-
        
        
          tensão dos cabos C4; na sequên-
        
        
          cia (T2) foi prevista a inserção dos
        
        
          cabos C7 (negativos) e a protensão
        
        
          dos cabos C5 (T3).
        
        
          u
        
        
          Foi então prevista a concretagem
        
        
          u
        
        
          
            Figura 3
          
        
        
          Detalhamento longitudinal dos cabos de protensão
        
        
          
            Fonte:
          
        
        
          o autor
        
        
          u
        
        
          
            Figura 4
          
        
        
          Detalhamento transversal dos cabos de protensão
        
        
          
            Fonte:
          
        
        
          o autor