CONCRETO & Construções | 87
u
Tabela 1 – Considerações para carregamento e pontos de aplicação
de cargas permanentes
Tipo de carregamento
Carga/observação
Peso próprio
(Considerado no modelo)
Peso do pavimento
0,17 tf/m²
Espessura do pavimento
7 cm
Peso específico do pavimento
2,4 tf/m³
Sobrecarga
0,2 tf/m²
Peso da barreira lateral
1,44 tf/m² (aplicada na área da barreira)
Peso específico do concreto
2,5 tf/m³
Área da barreira
0,23 m²
Largura da barreira
0,40 m
Peso da barreira central
1,21 tf/m (aplicada na área da barreira)
Peso específico do concreto
2,5 tf/m³
Área da barreira
0,29 m²
Largura da barreira
0,60 m
Frenagem e aceleração
1,99 tf (carga horizontal)
Largura da pista
23 m
Comprimento do viaduto
34,6 m
Mínimo 30% do veículo
13,5 tf
Nº de nós (SAP)
10 tf
Vento na longarina
0,23 tf/m²
Ponte carregada
0,23 tf/m²
Ponte descarregada
0,22 tf/m²
Altura da viga + laje/2
1,90 m
Altura da viga
1,80 m
Altura da laje
0,20 m
Altura da barreira
0,80 m
Altura do pavimento
0,07 m
u
Tabela 2 – Considerações para
carregamento e pontos de
aplicação de cargas móveis
Tipo de
carregamento
Carga/observação
Multidão
0,50 tf/m²
Veículo
45 tf
u
Figura 5
Modelo completo – análise em elementos finitos (NÉIA et al. (2013))
equivalente à razão entre os módulos
de elasticidade dos dois materiais.
No caso em estudo o carrega-
mento por concretagem correspon-
de à distância entre eixos das longa-
rinas, ou seja 220 cm; o coeficiente
de homogeneização entre os concre-
tos é de 0,87. No que se refere às
solicitações e, consequentemente,
ao estado tensional, são previstas 6
diferentes fases que visam definir o
estado de solicitação do elemento
estrutural ao longo da sua vida útil:
u
I) Transporte;
u
II) Estocagem;
u
III) Primeira fase da concretagem
da laje, onde existe contribuição
geométrica da laje no conjunto,
considera-se nessa fase todas as
perdas de protensão;
u
IV) Segunda fase de concretagem
da laje, onde existe contribuição
geométrica da laje no conjunto,
considera-se nessa fase todas as
perdas de protensão;
u
V) Inclusão das cargas permanen-
tes de segunda fase;
u
VI) Inclusão das cargas mó-
veis, considerando combinação
quase-permanente, frequente e
raras.
4.2 Verificações dos elementos
Para a verificação dos elementos
do sistema estrutural faz-se um com-
parativo entre as tensões atuantes no
modelo completo, ilustrado na figura
5, com as tensões presentes em um
modelo isolado. Em elementos como