 
          CONCRETO & Construções  |  87
        
        
          u
        
        
          
            Tabela 1 – Considerações para carregamento e pontos de aplicação
          
        
        
          
            de cargas permanentes
          
        
        
          Tipo de carregamento
        
        
          Carga/observação
        
        
          Peso próprio
        
        
          (Considerado no modelo)
        
        
          Peso do pavimento
        
        
          0,17 tf/m²
        
        
          Espessura do pavimento
        
        
          7 cm
        
        
          Peso específico do pavimento
        
        
          2,4 tf/m³
        
        
          Sobrecarga
        
        
          0,2 tf/m²
        
        
          Peso da barreira lateral
        
        
          1,44 tf/m² (aplicada na área da barreira)
        
        
          Peso específico do concreto
        
        
          2,5 tf/m³
        
        
          Área da barreira
        
        
          0,23 m²
        
        
          Largura da barreira
        
        
          0,40 m
        
        
          Peso da barreira central
        
        
          1,21 tf/m (aplicada na área da barreira)
        
        
          Peso específico do concreto
        
        
          2,5 tf/m³
        
        
          Área da barreira
        
        
          0,29 m²
        
        
          Largura da barreira
        
        
          0,60 m
        
        
          Frenagem e aceleração
        
        
          1,99 tf (carga horizontal)
        
        
          Largura da pista
        
        
          23 m
        
        
          Comprimento do viaduto
        
        
          34,6 m
        
        
          Mínimo 30% do veículo
        
        
          13,5 tf
        
        
          Nº de nós (SAP)
        
        
          10 tf
        
        
          Vento na longarina
        
        
          0,23 tf/m²
        
        
          Ponte carregada
        
        
          0,23 tf/m²
        
        
          Ponte descarregada
        
        
          0,22 tf/m²
        
        
          Altura da viga + laje/2
        
        
          1,90 m
        
        
          Altura da viga
        
        
          1,80 m
        
        
          Altura da laje
        
        
          0,20 m
        
        
          Altura da barreira
        
        
          0,80 m
        
        
          Altura do pavimento
        
        
          0,07 m
        
        
          u
        
        
          
            Tabela 2 – Considerações para
          
        
        
          
            carregamento e pontos de
          
        
        
          
            aplicação de cargas móveis
          
        
        
          Tipo de
        
        
          carregamento
        
        
          Carga/observação
        
        
          Multidão
        
        
          0,50 tf/m²
        
        
          Veículo
        
        
          45 tf
        
        
          u
        
        
          
            Figura 5
          
        
        
          Modelo completo –  análise em elementos finitos (NÉIA et al. (2013))
        
        
          equivalente à razão entre os módulos
        
        
          de elasticidade dos dois materiais.
        
        
          No caso em estudo o carrega-
        
        
          mento por concretagem correspon-
        
        
          de à distância entre eixos das longa-
        
        
          rinas, ou seja 220 cm; o coeficiente
        
        
          de homogeneização entre os concre-
        
        
          tos é de 0,87. No que se refere às
        
        
          solicitações e, consequentemente,
        
        
          ao estado tensional, são previstas 6
        
        
          diferentes fases que visam definir o
        
        
          estado de solicitação do elemento
        
        
          estrutural ao longo da sua vida útil:
        
        
          u
        
        
          I) Transporte;
        
        
          u
        
        
          II) Estocagem;
        
        
          u
        
        
          III) Primeira fase da concretagem
        
        
          da laje, onde existe contribuição
        
        
          geométrica da laje no conjunto,
        
        
          considera-se nessa fase todas as
        
        
          perdas de protensão;
        
        
          u
        
        
          IV) Segunda fase de concretagem
        
        
          da laje, onde existe contribuição
        
        
          geométrica da laje no conjunto,
        
        
          considera-se nessa fase todas as
        
        
          perdas de protensão;
        
        
          u
        
        
          V) Inclusão das cargas permanen-
        
        
          tes de segunda fase;
        
        
          u
        
        
          VI) Inclusão das cargas mó-
        
        
          veis, considerando combinação
        
        
          quase-permanente, frequente e
        
        
          raras.
        
        
          
            4.2 Verificações dos elementos
          
        
        
          Para a verificação dos elementos
        
        
          do sistema estrutural faz-se um com-
        
        
          parativo entre as tensões atuantes no
        
        
          modelo completo, ilustrado na figura
        
        
          5, com as tensões presentes em um
        
        
          modelo isolado. Em elementos como