Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 85

CONCRETO & Construções | 85
2. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA
A estrutura em estudo refere-se
ao projeto estrutural do dispositivo
de transposição da rodovia PR415
com a ferrovia Curitiba-Paranaguá e
com a Avenida Castelo Branco, no
município de Pinhais, Região Metro-
politana de Curitiba, Paraná.
A solução adotada compreende
uma interseção em desnível que per-
mite passagem livre da Rodovia PR415
sobre a ferrovia existente no local.
O projeto geométrico do viaduto
tem limitações de manobra em fun-
ção das estruturas já implantadas
que não serão modificadas: ferrovia,
vias locais e uma adutora da Sanepar
(Companhia de Saneamento Básico
do Estado do Paraná) oriunda da es-
tação de tratamento de água do Iraí.
Em planta, o viaduto é esconso
em relação à ferrovia, o que exige a
implantação de pilares deslocados do
eixo da estrutura para que não haja
interferência destes com a ferrovia.
A estrutura é constituída por cin-
co vãos de aproximadamente trinta
e cinco metros, com duas lajes de
aproximação de quatro metros de
extensão. Os vãos são constituídos
por estruturas independentes sim-
plesmente apoiadas.
A superestrutura é formada pelo
conjunto de 10 vigas pré-moldadas
protendidas em forma de I em cada
vão, perfazendo um total de 50 vigas
travadas por transversinas de con-
creto protendido de 25 cm de es-
pessura. A laje sobreposta às vigas
é maciça, em concreto armado com
20 cm de espessura e tem declivida-
de transversal de 2%. A capa asfálti-
ca prevista é de 7 cm de espessura.
A mesoestrutura é constituída por
seis apoios. Os apoios das extremida-
des são compostos por 3 pilares de
seção retangular (1,60 m  X 1,80 m
cada) travados por uma travessa
em concreto armado, com seção de
aproximadamente 2,10 m x 2,50 m e
comprimento de 23 m.
Os quatro apoios centrais são
constituídos por um pilar com seção
variável (tronco de pirâmide, com se-
ção média de 3 m X 3,5 m) excêntrico
à travessa, configurando dois balan-
ços. A travessa possui formato irre-
gular, com comprimento total de 25 m
(seção média de 2,5 m x 3 m), dividi-
dos em dois balanços de 17 m e 8 m,
conforme apresentado na figura 3.
As fundações adotadas são blo-
cos e estacas raiz, com capacida-
de para 120 tf cada, e diâmetros
de 410 mm em solo (10 m), e de
310 mm em rocha (8 m).
3. CRITÉRIOS DE PROJETO
O dimensionamento da estrutu-
ra se deu com o auxílio de softwa-
re de elementos finitos SAP 2000.
A superestrutura foi dimensionada
conforme recomendações da ABNT
NBR 6118:2003.
As cargas móveis previstas pela
ABNT NBR 7188:1982 (Carga Móvel em
Ponte Rodoviária e Passarela de Pedes-
tres) são aplicadas conforme métodos
de análises de esforços por elementos
finitos. Os parâmetros flexionais e tor-
cionais dos elementos que compõem
a superestrutura seguem o modelo de
cálculo caracterizados pela estática e
geometria das seções de concreto não
homogeneizada com a laje contribuinte.
As verificações de estabilidade
u
Figura 2
Ilustração do viaduto (NÉIA et al. (2013))
u
Figura 3
Corte em perspectiva do viaduto (NÉIA et al. (2013))
1...,75,76,77,78,79,80,81,82,83,84 86,87,88,89,90,91,92,93,94,95,...164
Powered by FlippingBook