Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 50

50 | CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019
u
obras emblemáticas
Emprego de elementos
pré-fabricados de concreto
como pavimento da pista de
testes automobilísticos da
Mercedes-Benz do Brasil
1. INTRODUÇÃO
A
tradicional empresa do
setor automotivo mundial
investiu na construção da
maior estrutura de campo de provas
automobilísticos no hemisfério sul.
Localizada no interior paulista, em
Iracemápolis, é considerada a mais
moderna instalação do mundo para
o segmento de veículos comerciais.
A pista de testes visa ao desenvol-
vimento de novas tecnologias para
caminhões, ônibus e outros veículos
de carga, aplicando fortemente con-
ceitos da indústria 4.0.
A construção tomou como base a
pista de testes da matriz da empresa
localizada na Alemanha. Um dos de-
safios do projeto no Brasil foi reprodu-
zir com exatidão as características da
pista matriz, para realizar testes e en-
saios com o mesmo padrão e rigor uti-
lizados em outras unidades do grupo.
Este artigo aborda os desafios técni-
cos vencidos e as tecnologias inova-
doras para o mercado da construção
civil aplicadas para o fornecimento e
montagem de peças pré-fabricadas
em concreto que compuseram os pa-
vimentos da pista, cujas especificida-
des e diferenciais tecnológicos serão
retratados ao longo do texto.
2. CONCEITO TÉCNICO DA PISTA
DE TESTES
Uma forma tradicional de execução
de testes e análises em veículos é a ins-
trumentação e trânsito por longos tra-
jetos em diferentes regiões e pavimen-
tos. Os dados obtidos são específicos
para aquela situação de exposição, ou
do equipamento utilizado, e dificilmente
podem ser repetidos nas mesmas con-
dições iniciais. Com o advento tecno-
lógico das últimas décadas, a equipe
de engenharia da empresa responsável
pelo novo campo de provas, aplicou
pesquisas acadêmicas e conhecimen-
tos de seus profissionais em áreas de
desenvolvimento de superfícies virtu-
ais em três dimensões (3D), e concluiu
ser possível reproduzir as solicitações
a que um veículo é exposto quando
trafega por um longo trajeto em estra-
das reais em uma superfície teórica de
tamanho reduzido. Em resumo, seria
possível obter os esforços e danos que
um veículo sofre percorrendo milhares
de quilômetros de estrada em um pe-
queno trecho de centenas de metros
de uma superfície calculada de forma
virtual e obtida através de um modelo
matemático. A reprodução física deste
pequeno trecho de superfície modifica-
da computacionalmente permitirá, além
do óbvio ganho de tempo com os tes-
tes, as replicações das condições des-
tes, quantas vezes fossem necessárias.
Tal conclusão resultou na execução
de um projeto de um campo de pro-
vas, objetivando unificar e padronizar
mundialmente testes em veículos de
carga. A equipe responsável percorreu
ao redor do mundo dezenas de milha-
res de quilômetros em estradas, com
ALEX ALVES – E
ngenheiro
, G
erente
do
centro
de
operações
DANIEL SABINO – E
ngenheiro
, G
erente
de
produção
DENER ALTHEMAN – G
erente
de
controle
tecnológico
e
QSSMA
L
eonardi
MARCELO CUADRADO MARIN – E
ngenheiro
, D
iretor
técnico
L
eonardi
– ABCIC
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,60,...88
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