Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 57

CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019 | 57
antecipadamente a dimensão e
complexidade do projeto;
• Após o início do projeto foram
executados protótipos em es-
cala real de: blocos e corte das
subplacas de EPS, usinagem das
subplacas, produção e monta-
gem em fábrica, protótipos e si-
mulações do processo de graute-
amento em fábrica, protótipos de
grauteamento e arrancamento da
placa do substrato em canteiro
de obras.
u
Uso de novas tecnologias
na indústria da construção
• Conversão de linguagem mate-
mática em linguagem de máquina;
• A usinagem de EPS e seu uso
inovador como molde de concreto
possibilitaram a concretização físi-
ca de uma superfície virtual;
• O uso do escaneamento de su-
perfície por
laser scanner
tornou
possível garantir que a superfície
real era compatível e estava den-
tro dos limites aceitáveis de preci-
são, em comparação com o mo-
delo matemático;
• A tecnologia de softwares e
equipamentos de maior capaci-
dade de processamento agilizou o
processo de comparação entre as
imagens e superfícies;
• O uso de fôrmas de qualidade
e travamentos magnéticos como o
light shuttering
foi decisivo na agi-
lidade e atendimento à precisão e
prazo do projeto;
• O desenvolvimento e uso de
carretas especiais tipo
in loader
e
de
racks
foi crucial na viabilidade
da operação e custo financeiro
do projeto.
u
Gestão do projeto e
acompanhamento da equipe
• Todas as etapas do projeto pos-
suíam um plano de mitigação de
riscos e um plano
backup
;
• Os ritmos de produção de
blocos de EPS, usinagem das
subplacas de EPS, concreta-
gem das placas, escaneamen-
to/validação, logística de trans-
porte, montagem, nivelamento/
validação e grauteamento foram
dimensionados para que cada
etapa dispusesse de um esto-
que mínimo de produto acabado,
suficientemente capaz para que,
caso houvesse algum problema,
existisse uma quantidade mínima
capaz de suportar o processo
em andamento até que o proble-
ma fosse sanado;
• Reuniões semanais de equi-
pes multidisciplinares do Brasil
e da sede alemã varriam todos
os controles e fluxos planejados
e realizados.
O alinhamento com as tecnolo-
gias disponíveis no contexto da 4ª
revolução industrial (indústria 4.0)
possibilitou desde a concepção ini-
cial da pista até as simulações finais
muito próximas da realidade, sem as
quais os resultados obtidos não te-
riam sido possíveis. A produção dos
elementos em ambiente industrial foi
fundamental para a implementação
da tecnologia, especialmente consi-
derando a cultura já consolidada e
integrada da gestão da qualidade,
segurança e meio ambiente da em-
presa fabricante. Item proporcionado
pela existência do Selo de Excelência
da ABCIC (Associação Brasileira da
Construção Industrializada de Con-
creto) no nível 3, o mais elevado, que
rege esses aspectos no setor da pré-
-fabricação. Atuar rapidamente num
projeto de tal magnitude exige um
alinhamento com todos os aspectos
que envolvem a qualidade e a segu-
rança. A precisão requerida foi atin-
gida com equipamentos modernos,
considerando que os desvios dentro
da empresa já eram anteriormen-
te controlados e alinhados com os
critérios estabelecidos e tolerâncias
das normas vigentes e do selo de ex-
celência, já presentes de forma cor-
rente nas atividades da fabricante.
O desenvolvimento da indústria
e do setor tem sido reconhecido es-
pecialmente em desafios como este,
que geralmente possuem cronogra-
mas muito ousados. Como em todo
projeto as variáveis – prazo, custo
e qualidade – estavam fortemente
presentes, particularmente em uma
obra com tamanha complexidade.
Stakeholders
nacionais e internacio-
nais, e inovação tecnológica com uso
pioneiro no ambiente da construção
civil, corroboram que a própria en-
genharia brasileira foi desafiada nes-
ta experiência. O reconhecimento do
resultado da obra confirma que as
empresas nacionais responderam
à altura aos desafios apresentados
pelo projeto e abriram novas oportu-
nidades para novos desafios.
u
Tabela 1 – Dados da obra pista de testes automobilísticos construída
em pré-fabricados de concreto
Local da obra
Proprietária da obra
Fabricação e montagem
da pista pré-fabricada
Iracemápolis – SP
Mercedes-Benz do Brasil
Leonardi Construção
Industrializada Ltda
1...,47,48,49,50,51,52,53,54,55,56 58,59,60,61,62,63,64,65,66,67,...88
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