Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 67

CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019 | 67
Foram ensaiadas 6 placas para cada
traço, sendo, TRef (sem fibras), TFibras
(concreto reforçado com 0,5% de fibras)
e TGeo (placa com concreto referência
reforçado com malhas geossintéticas).
As médias dos resultados de resistên-
cia à tração na flexão são apresentados na
Tabela 3. Observa-se que a utilização da fi-
bra de polipropileno se mostrou um reforço
mais efetivo que a malha geossintética.
As placas com o traço referência apre-
sentaram uma média de 4,8 MPa. As com
reforço de malhas geossintéticas apresen-
taram média de 6,86 MPa, um aumento
da resistência à tração de 43%, e as pla-
cas com concreto reforçado com fibras
apresentam um aumento de 106% se
comparada às placas de referência, muito
superior ao mínimo solicitado pela ABNT
NBR 16416: 2015 que é de 2 MPa.
A Figura 11 mostra a forma de rup-
tura das placas após ensaio de tração.
Observa-se os dois tipos de reforços
apresentados neste trabalho, fibras e
malhas geossintéticas, evitaram a rup-
tura frágil do concreto.
3.2 Propriedades hidráulicas
A determinação da permeabilida-
de do concreto pelo método de carga
constante foi feito para traço referên-
cia (TRef) e traço com adição de fibras
(TFibras). Não foi ensaiado concre-
to permeável reforçado com malhas
geossintéticas devido à inviabilidade
de aplicação deste reforço em corpos
de prova cilíndricos. Os resultados são
apresentados na Tabela 4, onde se ve-
rifica que a adição de fibras não provo-
cou diferença significativa da permeabi-
lidade do concreto.
Os ensaios para determinar a dre-
nabilidade das placas pelos métodos
NCAT e ASTM C1701:2009 foram feitos
para as placas com os traços referência
u
Figura 10
Dispositivo para ensaio resistência à tração na flexão
Prensa hidráulica
Início ensaio flexão
u
Figura 11
Ruptura do concreto permeável
Sem reforço
Com fibras
Com malhas geossintéticas
a
b
c
u
Tabela 3 – Resultados de resistência à tração na flexão
T
ref
T
geo
T
fibras
Carga de ruptura (KN)
10
14,3
20,69
Resistência à tração na flexão (MPa)
4,80
6,86
9,93
DesPadrão
1,00
2,30
1,11
1...,57,58,59,60,61,62,63,64,65,66 68,69,70,71,72,73,74,75,76,77,...88
Powered by FlippingBook