Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 49

CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019 | 49
permitido é estabelecido para garantir
que a relação água-cimento não seja
excedida. Esse limite é estabelecido
por meio de uma conexão das infor-
mações das quantidades de agua má-
xima prevista no desenho de mistura,
em função daquelas adicionadas em
diferentes etapas do processo. Além
disso, informações adicionais estão
disponíveis, incluindo quando o cami-
nhão de concreto pronto deixou a cen-
tral (LP), chegou no local (AS), come-
çou a descarregar (BP), deixou o local
(LS) e retornou a central (RP). Como
pode ser visto neste exemplo, a queda
da consistência pode ser gerenciada,
de tal forma que esteja no alvo quan-
do chegar na obra e esteja pronta para
ser descarregada imediatamente.
4. GERENCIAMENTO DOS DADOS
O computador a bordo transmite
os dados para a nuvem a cada 1 a 15
segundos durante o ciclo de entrega
(Fig. 6).Osdadossãodisponibilizadosao
cliente de forma instantânea pelo portal
VERIFI
®
(Fig. 4) e no aplicativo móvel
(Fig. 5).
5. CONCLUSÃO
O sistema VERIFI
®
como geren-
ciamento de concreto em trânsito de-
monstra valor e robustez no campo.
Com esse sistema, mais de 30 milhões
de metros cúbicos de concreto foram
entregues por meio de caminhões de
concreto por mais de 100 centrais de
concreto no mundo. Ele oferece uma
oportunidade para a transformação de
negócios, à medida que as concreteiras
percebem valor na produtividade, qua-
lidade e gerenciamento de materiais.
Tudo isso contribui para proporcionar
benefícios adicionais de sustentabilida-
de por meio de reduções no consumo
de combustível, menos desperdício de
concreto e uso eficiente do cimento.
u
Figura 5
Interface do aplicativo
VERIFI
®
para gerenciamento de dados das cargas
de concreto
u
Figura 6
Esquema demonstrativo de gerenciamento do abatimento e dos dados
do concreto durante toda a trajetória do caminhão
[1] ABNT NBR NM 67 – Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone
[2] ABNT NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento
[3] ASTM C 143 – Standard Test Method for Slump of Hydraulic-Cement Concrete
[4] ASTM C 94 – Standard Specification for Ready-Mixed Concrete
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R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52,53,54,55,56,57,58,59,...88
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