Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 45

CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019 | 45
u
mantenedor
Revolução tecnológica
no controle do concreto
dosado em central
1. INTRODUÇÃO
A
interatividade entre ob-
jetos na internet evoluiu
rapidamente nos últimos
anos. Atualmente estima-se que 10
bilhões de objetos estão conecta-
dos pela internet, em um potencial
de 1,5 trilhões de objetos. Desde
celulares, computadores, geladei-
ras, carros, máquinas até garrafas
de whisky, deixando um potencial
de mais de 6 trilhões de dólares.
Com essa visão, a GCP tem focado
esforços em implementar tecnolo-
gias para a construção civil, com a
intenção de aumentar a produtivida-
de e rentabilidade dos negócios da
produção de cimento e concreto. O
mundo evidencia que as empresas
que investem em novas tecnologias
tendem a sair na frente das demais,
recebendo maior agilidade e eficiên-
cia nos negócios.
Mas, de que forma esta tecnolo-
gia pode ser utilizada e quais bene-
fícios pode trazer para a indústria da
construção civil?
O mercado da construção é his-
toricamente conservador e vem se
tornando uma das últimas fronteiras
para o avanço tecnológico. Enquan-
to houve um crescimento enorme na
tecnologia de materiais e métodos
construtivos, apenas uma pequena
fração desse mercado vem traba-
lhando de forma conectada e auto-
matizada. Existe uma oportunidade
gigantesca para a melhoria do ge-
renciamento de dados, controles e
monitoramento nos locais de traba-
lho. A mão de obra empregada, ain-
da é um dos maiores gastos e fonte
de baixa produtividade. A informati-
zação e o uso de novas tecnologias
permitirão uma evolução na redução
de atrasos onerosos, melhorando a
utilização da mão de obra, enquan-
to, ao mesmo tempo, permitirão
uma melhoria contínua em cada as-
pecto do processo construtivo.
Especificamente no concreto
dosado em central (CDC), sempre
houve pouca tecnologia nos cami-
nhões-betoneira. Atualmente, existe
uma ampla variedade de dispositivos
GPS, porém, com informações limi-
tadas para somente a gestão logísti-
ca. Um entendimento mais profundo
das tecnologias disponíveis mostra
que o próximo passo é o uso de au-
tomação e dispositivos conectados,
que permitam tomadas de decisões
que impactem de forma mais efetiva
na operação do concreto.
Nesse contexto, a GCP introduz
no mercado brasileiro o “VERIFI
®
In-Transit Concrete Management
System” como a primeira ferramen-
ta de inteligência artificial que per-
mite monitorar, medir e gerenciar as
propriedades do concreto desde o
carregamento até a sua disposição
final. Com mais de três mil cami-
nhões operando nos últimos anos,
em regiões como EUA, Londres e
Cingapura, a tecnologia chega ao
Brasil para transformar o CDC. Os
benefícios são: valorização das con-
creteiras pela uniformidade da con-
sistência, elevada qualidade do con-
creto, e redução significativa dos
custos operacionais, permitindo um
efetivo gerenciamento do processo
da planta até o canteiro de obras,
minimizando esperas desnecessá-
rias e atrasos custosos dos projetos
mais complexos; valorização dos
projetos, uma vez que a tecnologia
pode contribuir para atingir as es-
pecificações de projeto e obter um
cronograma de trabalho mais previ-
sível e eficiente.
Até o momento, os motoristas
de caminhões betoneira têm usado
de “bom-senso” e formas empíricas
para ajustar o abatimento do con-
creto, muitas das vezes com adições
errôneas da quantidade de água adi-
cional para atingir as especificações
ROGERIO VENANCIO – G
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