Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 46

46 | CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019
do contratante. É sabido os efeitos
deletérios do excesso de água no
concreto, incorrendo em rejeições da
carga na obra, desperdício por falta
de controle e, ainda mais significa-
tivamente, promovendo a perda de
resistências e, em casos não muito
raros, a necessidade de reforços ou
até mesmo a necessidade de retirar
todo o concreto, por resistências
muito abaixo das especificações do
projeto estrutural.
VERIFI
®
é um sistema de dispositi-
vos e sensores que gerenciam a reo-
logia do concreto no seu envio des-
de a planta de concreto até a obra.
Durante o trajeto, o sistema executa
várias funções-chave para controlar
a reologia do concreto, utilizando
métodos de inferência matemática
em algoritmos que, pela pressão da
bomba da betoneira, associada à
velocidade e volume de material no
balão betoneira, permitem predizer
o abatimento e ajustar com água ou
aditivo a reologia do concreto duran-
te o transporte.
Finalmente, o sistema rastreia o
movimento dos caminhões durante
a rota, identificando oportunidades
para melhorar a eficiência da frota.
Junto a tudo isso, essas funções
reduzem drasticamente o tempo de
entrega em cada carga de concre-
to, permitindo o fornecimento de
mais concreto.
Ele também prevê o uso otimiza-
do dos materiais e seu custo asso-
ciado, por entregar concretos com
baixo desvio-padrão e consistên-
cias uniformes. Esses traços mais
eficientes reduzem radicalmente o
consumo do cimento, levando a uma
economia de custos e benefícios ao
meio ambiente.
Sistemas como o VERIFI
®
já es-
tão presentes nas principais normas
internacionais de concreto dosado
em central, como, por exemplo, a
ASTM C94. A nova ABNT NBR 7212
Execução de concreto dosado em
central, que atualmente está em
processo de revisão, também passa
a prever o uso de ferramentas como
esta, com o objetivo de moderni-
zar o controle e monitoramento de
slump
(abatimento) em trânsito.
Os benefícios ao meio ambiente
trazidos pela tecnologia estão dividi-
dos em três categorias:
1)
Redução de cimento
– Várias
partes interessadas na produção
de concreto geralmente adicio-
nam água para atingir o
slump
especificado, mas isso pode
promover perda de resistência
do concreto – em alguns casos
gera demolições por eventuais
falhas nos testes de qualidade.
Para evitar tal situação, traços
de concreto são constantemente
superdimensionados para incluir
mais cimento do que realmente
é necessário, na esperança de
compensar o excesso de água
adicionada. Há uma estimativa
de que 5% do cimento em um
traço de concreto é adicionado
apenas para evitar esses tipos de
problemas
1
.
2)
Redução de desperdício
– As as-
sociações norte-americanas esti-
mam que 5% dos concretos pro-
duzidos em plantas de concreto
entregues nos EUA são rejeitados
na obra e não são reutilizados.
O concreto é frequentemente
rejeitado por falhar em atingir o
slump
especificado no momento
de sua entrega. VERIFI
®
monitora
consistentemente o concreto no
trajeto até a obra, adicionando
precisas quantidades de água e/
ou aditivo para o concreto chegar
na obra exatamente no
slump
es-
pecificado. Dados iniciais indicam
que pode ser reduzido 3,8% do
volume total de concreto, eco-
nomizando tempo, dinheiro e
materiais
2
. Uma típica carga de
concreto representa emissão de
2495 quilogramas de dióxido de
carbono, ou seja, reduzir desper-
dício de concreto também contri-
bui para melhorar as condições
do meio ambiente.
3)
Eficiência do combustível
– Em
uma entrega de concreto, o uso
do combustível é uma fonte de
gasto significativo e impactante
ao meio ambiente. Aproximada-
mente 23% do combustível é usa-
do para misturar a carga em alta
velocidade de rotação do balão
do caminhão betoneira, que é tipi-
camente controlada pelo motoris-
ta baseado na mínima informação
sobre a consistência do concreto
ou eficiência do combustível. Em
contraste, VERIFI
®
fornece instru-
ções ao motorista sobre quantas
rotações a mistura necessita para
promover homogeneidade. Da-
dos recentes mostram que o nú-
mero de revoluções do balão em
alta velocidade pode ser reduzido
10%, representando significativa
redução de custo e benefícios as-
sociados ao meio ambiente
1,2
.
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