CONCRETO & Construções  |  Ed. 88  | Out – Dez • 2017  |   91
        
        
          direção mais desfavorável), com
        
        
          valores acidentais da ordem de
        
        
          0,10 m sempre que o projetista
        
        
          não disponha de outros valores
        
        
          mais representativos da realidade
        
        
          da obra.  Por outro lado, essas
        
        
          excentricidades podem ser des-
        
        
          consideradas quando o construtor
        
        
          tomar medidas adequadas para
        
        
          minimizar os movimentos dos ele-
        
        
          mentos de apoio, como o disposi-
        
        
          tivo mostrado na figura 7.
        
        
          
            3. CASO REAL DE ANÁLISE DE
          
        
        
          
            UM TÚNEL EM BARCELONA
          
        
        
          Neste caso foi analisado o projeto
        
        
          de um anel de um túnel executado
        
        
          na área metropolitana de Barcelona
        
        
          e cujas obras foram finalizadas em
        
        
          2015. Trata-se de um túnel ferroviário
        
        
          de 2,84 km de extensão, executado
        
        
          com uma TBM de 10,6 m de diâme-
        
        
          tro. O revestimento do túnel projeta-
        
        
          do corresponde a um anel universal
        
        
          de comprimento médio de 1,60 m e
        
        
          diâmetro interno de 9,6 m. O mesmo
        
        
          foi dividido em seis segmentos mais
        
        
          um segmento chave com espessura
        
        
          de 0,32 m.
        
        
          No projeto inicial se considerou
        
        
          barras de armadura de aço CA50 (f
        
        
          yk
        
        
          = 500 MPa) e concreto com f
        
        
          ck
        
        
          de
        
        
          45 MPa. Esse valor de f
        
        
          ck
        
        
          foi estabe-
        
        
          lecido para garantir resistência sufi-
        
        
          ciente para suportar os esforços de
        
        
          flexo-compressão na fase de serviço,
        
        
          quando o túnel está completamente
        
        
          comprimido. Por outro lado, foi verifi-
        
        
          cado que os esforços de projeto não
        
        
          superaram a resistência à fissuração
        
        
          do segmento em nenhuma das etapas
        
        
          de carga e se estabeleceu uma arma-
        
        
          dura mínima composta por 13
        
        
          Φ
        
        
          12
        
        
          mm em cada face, para garantir o
        
        
          comportamento dúctil. O cobrimento
        
        
          mínimo de concreto (c) exigido foi de
        
        
          4 cm para fins de durabilidade. Nesse
        
        
          sentido, deve se destacar que o tra-
        
        
          çado do túnel transcorre por baixo de
        
        
          zonas industriais nas quais se pode
        
        
          encontrar elevado grau de agressivi-
        
        
          dade no lençol freático.
        
        
          Inicialmente, se propôs a utiliza-
        
        
          ção de segmentos de concreto ar-
        
        
          mado convencional (CA). No entanto,
        
        
          foram propostas duas novas alternati-
        
        
          vas com a utilização do CRF com dois
        
        
          níveis de consistência para o concre-
        
        
          to: (1) CRF convencional vibrado e (2)
        
        
          CRF autoadensável (CARF).
        
        
          Em relação ao reforço do concre-
        
        
          to, obteve-se uma taxa de armadura
        
        
          de 110 kg/m
        
        
          3
        
        
          para o caso dos seg-
        
        
          mentos em concreto armado. Para a
        
        
          definição dos requisitos mecânicos
        
        
          que deveriam ser satisfeitos para o
        
        
          CRF e o CARF, se utilizou os crité-
        
        
          rios de quantidade mínima de reforço
        
        
          por se tratar de elementos sujeitos
        
        
          a esforços de flexão reduzidos (M
        
        
          d
        
        
          < M
        
        
          fis,d
        
        
          ). Assim, adotou-se o critério
        
        
          de ruptura dúctil crítica (M
        
        
          u
        
        
          = M
        
        
          fis,d
        
        
          ),
        
        
          de modo a evitar um comportamento
        
        
          frágil do segmento. Para a definição
        
        
          do reforço utilizou-se a equação 4
        
        
          considerando-se b = 1,6 m, h = 0,32
        
        
          e
        
        
          γ
        
        
          cc
        
        
          =
        
        
          γ
        
        
          CRF
        
        
          = 1,50.
        
        
          Foi selecionada uma fibra de aço
        
        
          com ancoragens em gancho com 50
        
        
          ± 5 mm de comprimento e 1,0 ± 0,1
        
        
          mm de diâmetro, com tensão limite
        
        
          elástico de 1000 MPa. Foram reali-
        
        
          zados estudos de dosagem prévios
        
        
          através do ensaio EN 14651:2017.
        
        
          Os resultados mostraram ser neces-
        
        
          sário um consumo de fibra igual a 50
        
        
          kg/m
        
        
          3
        
        
          para o CRF e 45 kg/m
        
        
          3
        
        
          para o
        
        
          CARF, para se alcançar os requisitos
        
        
          de resistência residual característi-
        
        
          ca anteriormente estabelecidos. O
        
        
          CARF demanda 10% menos de fi-
        
        
          bras devido à orientação preferencial
        
        
          da fibra originada pelo fluxo de con-
        
        
          cretagem e por efeito parede. No en-
        
        
          tanto, é importante ter em conta que
        
        
          o CARF é mais sujeito à segregação
        
        
          e, portanto, exige maior controle du-
        
        
          rante a execução (ALFERES FILHO
        
        
          et al., 2016).
        
        
          Por último, as resistências médias
        
        
          à compressão (f
        
        
          cm
        
        
          ) obtidas foram
        
        
          praticamente iguais para os distin-
        
        
          tos concretos, alcançando-se valo-
        
        
          res 20,2; 53,0 e 64,5 MPa a 1, 7 e
        
        
          28 dias de idade, respectivamente.
        
        
          Esses resultados evidenciaram a via-
        
        
          bilidade de se alcançar a resistência
        
        
          característica (f
        
        
          ck
        
        
          ) de 45 N/mm
        
        
          2
        
        
          , que
        
        
          fora estabelecida.
        
        
          
            4. COMENTÁRIOS FINAIS
          
        
        
          O modelo de dimensionamento
        
        
          aqui apresentado para os anéis seg-
        
        
          mentados produzidos com CRF para
        
        
          o revestimento de túneis TBM pode ser
        
        
          considerado uma grande oportunidade
        
        
          para o meio técnico internacional e, em
        
        
          especial, para o brasileiro. Isto porque
        
        
          várias obras executadas no Brasil de-
        
        
          penderam de projetistas estrangeiros
        
        
          para a sua realização. Com o advento
        
        
          do fib Model Code 2010 [7] e do próprio
        
        
          u
        
        
          
            Figura 7
          
        
        
          Dispositivos utilizados para
        
        
          garantir o alinhamento dos
        
        
          apoios dos segmentos durante
        
        
          a estocagem, minimizando
        
        
          excentricidades