96 | CONCRETO & Construções | Ed. 88 | Out– Dez • 2017
SISTEMAS DE FÔRMAS PARA
EDIFÍCIOS: RECOMENDAÇÕES
PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
E DA PRODUTIVIDADE COM
REDUÇÃO DE CUSTOS
Autor:
Antonio Carlos Zorzi
O livro propõe diretrizes para a racionalização de sistemas
de fôrmas empregados na execução de estruturas de
concreto armado e que utilizam o molde em madeira
As propostas foram embasadas na vasta experiência do
autor, diretor de engenharia da Cyrela, sendo retiradas de
sua dissertação de mestrado sobre o tema.
DADOS TÉCNICOS
Patrocínio
ISBN 9788598576237
Formato:
18,6 cm x 23,3 cm
Páginas:
195
Acabamento:
Capa dura
Ano da publicação:
2015
Aquisição:
(Loja Virtual)
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Tabela 2 – Solicitações na longarina V3 do tabuleiro de 40 m
Solicitação
Combinação
Seções
Apoio
1/8
1/4
3/8
1/2
V
Sd,max
Normal
2.683,6
1.927,7
1.388,0
878,5
449,6
V
Sd,max
Especial
2.838,0
2.010,4
1.466,5
1.002,0
556,3
M
Sd,max
Normal
0,0
10.684,7
17.985,7
22.300,3
23.728,1
M
Sd,max
Especial
0,0
11.016,8
18.041,0
22.086,3
23.414,9
Outro ponto interessante da ABNT
NBR 7188:2013 é a recomendação
para que a carga rodoviária padrão seja
majorada em 10% em obras de anel
rodoviário e em obras com distância
inferior a 100 km em rodovias de aces-
so a terminais portuários. A aplicação
desse fator de majoração fica a critério
dos órgãos com jurisdição sobre a ro-
dovia. Observa-se que esses tipos de
obra são comumente parte do itinerário
das cargas especiais.
[1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 7187 – Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
[2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 7188 – Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras
estruturas. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.
[3] CRISTOVÃO, Bruno et al. Comparação entre trem-tipo padrão e especial em pontes rodoviárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 58°, 2016, Belo
Horizonte. Anais... São Paulo: IBRACON, 2016.
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