94 | CONCRETO & Construções | Ed. 88 | Out– Dez • 2017
sobre a obra, evitando congestiona-
mento sobre a estrutura.
A empresa responsável pelo trans-
porte deve apresentar o Estudo de
Viabilidade Estrutural, tratando-se de
estudo da capacidade portante das
Obras de Arte Especiais existentes ao
longo do itinerário do veículo especial.
Esse estudo compreende a análise
das características estruturais e do
estado de conservação das OAE e,
quando for o caso, do seu projeto e
memória de cálculo.
2. CARGA MÓVEL RODOVIÁRIA
PADRÃO TB-450
A carga móvel rodoviária padrão
(TB-450) é definida por um veículo tipo
de 450 kN, com seis rodas (P = 75 kN),
três eixos de carga afastados entre si
em 1,5 m, com dimensões de 3,0 m
de largura e 6,0 m de comprimento,
circundada por uma carga uniforme-
mente distribuída constante p = 5 kN/
m², conforme indicado pela ABNT NBR
7188:2013 e apresentado na Figura 1.
3. CARGA DE VEÍCULOS
ESPECIAIS
Em seu anexo A (normativo), a
NBR 7188:2013 apresenta o veículo-
-tipo a ser utilizado no dimensionamen-
to de pontes para o transporte de car-
gas indivisíveis de grandes dimensões
e peso. Esse veículo tipo de 5120 kN
possui 8 rodas por eixo, com carga es-
tática concentrada de P = 20 kN por
roda, havendo 32 eixos, com 3,2 m de
largura e 61,5 m de comprimento, con-
forme esboçado na figura 2.
Esse carregamento é considerado
em combinação última especial con-
forme a norma ABNT NBR 8681, des-
se modo os coeficientes de pondera-
ção das ações apresentam os valores
γ
g
= 1,25 (ações permanentes) e
γ
q
= 1,30 (ações variáveis), os quais são
menores que aqueles observados na
combinação última normal,
γ
g
= 1,35
e
γ
q
= 1,50. Ainda observa-se que, em
virtude das prescrições para transposi-
ção da OAE pelo veículo especial, não
são considerados o impacto vertical,
a carga distribuída de multidão, a fre-
nagem, a força centrífuga e a força de
vento na combinação especial.
4. EXEMPLO DE APLICAÇÃO –
TABULEIRO PADRÃO DER/SP
Para fins de avaliação do impacto
da consideração da carga rodoviária
especial no projeto de OAEs, foram
modelados dois tabuleiros padrão do
DER/SP, 14,1 m x 20 m e 14,1 m x
40 m, comparando-se as solicitações
de força cortante e momento fletor
das longarinas para as combinações
u
Figura 1
Disposição de cargas estáticas (ABNT NBR 7188:2013)
u
Figura 2
Disposição de cargas estáticas - veículo especial (ABNT NBR 7188:2013)