Revista Concreto & Construções - edição 87 - page 28

28 | CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017
nivelamento dos pisos, permitindo mais
liberdade de acesso de caminhões be-
toneiras no transporte do concreto e
minimizando a necessidade de bombe-
amento em muitos casos.
Há também uma forte atuação das
fibras nos concretos projetados em tú-
neis e proteção de encostas, como uma
alternativa às soluções em concreto ar-
mado. No campo dos túneis construí-
dos com base na metodologia do NATM
(
New Austrian Tunnelling Method
), a uti-
lização do concreto projetado é funda-
mental para o processo. Nesse sentido,
o Concreto Projetado Reforçado com
Fibras (CPRF) nos revestimentos apre-
senta vantagens em relação à solução
em concreto armado em função de pro-
mover uma maior agilidade no proces-
so executivo, bem como apresenta a
possibilidade de redução de espessura
do revestimento e, consequentemente,
economia por metro quadrado aplicado.
Ainda na área de túneis há um gran-
de campo de aplicação envolvendo os
elementos segmentados pré-moldados
para utilização como revestimento, quan-
do no sistema de escavação é utilizada
uma máquina de perfuração de túnel
(TBM), também conhecida como “tatu-
zão”. O equipamento de escavação con-
templa a escavação do túnel associado à
colocação dos elementos segmentados
como revestimento. Em geral esses ele-
mentos apresentam taxas altas de arma-
dura de aço, bem como têm o formato
curvo em função da seção circular dos
túneis, o que leva a uma armação com-
plexa para ser montada. A solução com
fibras associadas a pequenas taxas de
armadura de aço convencional passou
a ser bastante empregada nos últimos
anos, com vantagens no processo de
produção e também nos custos.
Na área de pré-moldados com fina-
lidades arquitetônicas, o uso do CRF
tem evoluído, sendo essas aplicações
em muitos casos combinadas com
armaduras de aço convencional. Os
painéis arquitetônicos são aplicados às
fachadas das edificações residenciais,
comerciais e institucionais.
Por outro lado, no campo das pes-
quisas, inicialmente vários trabalhos
foram realizados no país, muitos deles
patrocinados pela FAPESP, envolvendo
instituições como Universidade de São
Paulo (USP) e Universidade de Campi-
nas (UNICAMP), procurando conhecer
melhor o material, investindo-se em
u
Figura 1
Piso industrial executado
em CRF
u
Figura 2
Concreto projetado reforçado
com fibras (CPRF)
u
Figura 3
Elementos segmentados pré-moldados para revestimento de túneis
u
Figura 4
Elementos pré-moldados para fachadas de edifícios
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