Revista Concreto & Construções - edição 87 - page 36

36 | CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017
u
Figura 4
Esquema de configuração do ensaio de duplo puncionamento
Fonte:
Adaptado de Saludes (2006)
velocidade de controle de descida
do equipamento igual a 0,5 mm/min.
Na sua versão original, a norma es-
panhola indica para o ensaio Barce-
lona a medida simultânea da carga
aplicada e do aumento do perímetro
circunferencial ou TCOD (
Total cir-
cumferential opening displacement
).
Porém, a medida do TCOD requer o
acoplamento de um extensômetro de
circunferência, o qual representava
mais um equipamento a ser adquirido
para o ensaio. Dando continuidade ao
contexto de difundir o ensaio como
um método mais acessível para o con-
trole tecnológico corriqueiro do CRF,
pesquisadores buscaram simplificar o
procedimento eliminando o citado ex-
tensômetro. As propostas de Carmo-
na, Aguado e Molins (2012) e Pujadas
et al. (2013) indicam que seja medida a
carga aplicada e o respectivo desloca-
mento vertical da máquina de ensaio.
Com isso, a infraestrutura laboratorial
se restringe a uma máquina de ensaio
que seja capaz de controlar a velocida-
de de deslocamento vertical e a aquisi-
ção simultânea da carga aplicada e do
deslocamento vertical (com frequência
de aquisição não inferior a 1 Hz). Essa
configuração de equipamento é mais
acessível em termos de custo e dispo-
nibilidade nos laboratórios de controle
tecnológico.
Na curva carga versus desloca-
mento vertical resultante do ensaio
podem ser identificados três estágios
distintos, que acontecem após a aco-
modação dos discos de carga (Figura
5a). A Figura 5 ilustra um exemplo de
resultado de ensaio com testemunho
extraído de 100 mm de diâmetro e
reforçado com 30 kg/m³ de fibra de
aço (fibra de 30 mm de comprimento
e fator de forma 45).
u
Figura 5
a) identificação dos três estágios na curva carga versus deslocamento vertical; b) curva convertida para carga
versus
TCOD
Fonte:
Adaptado de Monte; Toaldo; Figueiredo (2014)
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Carga (kN)
TCOD (mm)
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Carga (kN)
Deslocamento vertical (mm)
Acomodação dos
discos de carga
1
º
estágio
2
º
estágio
3
º
estágio
b
a
1...,26,27,28,29,30,31,32,33,34,35 37,38,39,40,41,42,43,44,45,46,...116
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