22 | CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017
(reforço com fibras em estruturas de
concreto armado). Este é um detalhe
importante: a fibra não é usada
apenas como substituto do vergalhão,
mas também como um reforço
complementar ao vergalhão na
estrutura de concreto. Uma de nossas
linhas de pesquisa na universidade
é o reforço híbrido (vergalhão mais
fibras) de tubos e de aduelas de
túneis. Em muitos casos esse sistema
híbrido será o que apresentará os
melhores resultados, seja do ponto
de vista econômico, seja do ponto de
vista de durabilidade.
IBRACON
– Q
uais
os
casos
de
aplicação
exclusiva
de
fibras
para
reforço
no
B
rasil
?
A
ntonio
D.
de
F
igueiredo
– No
caso dos pavimentos, há muitas
obras executadas apenas com
fibras desde a década de 90. No
caso dos túneis, o processo foi um
pouco mais lento. Começou com
um estudo que fizemos quando
da construção do túnel Ayrton
Senna. Constatamos que o tempo
de ciclo de avanço do túnel seria
reduzido em dois quintos com o
uso exclusivo do concreto reforçado
com fibras, sem a aplicação da
tela metálica, o que despertou o
interesse da CBPO (Companhia
Brasileira de Projetos e Obras) na
época. Com este sistema, bastava
escavar o túnel e jatear o concreto
reforçado com fibra por meio de um
braço robótico, sem a necessidade
de disponibilizar funcionários para
a instalação de telas metálicas nas
frentes de escavação, evitando-
se adicionalmente as condições
propícias aos maiores riscos de
acidentes. Como era um estudo
protótipo da aplicação do CRF,
o reforço convencional com telas
metálicas foi mantido, conforme
especificava o projeto do túnel
Ayrton Senna. Assim, em algumas
seções, além da tela metálica, foi
usado o concreto reforçado com
fibras. Com isso, essas seções
do túnel devem ser uma das mais
reforçadas do mundo! Já, na
hidrelétrica de Itá, o revestimento
de seus túneis de adução e desvio
e dos taludes foi feito apenas com
o concreto reforçado com fibras,
sem uso de telas metálicas. Na
localidade em que foi instalada
essa hidrelétrica havia um maciço
rochoso cuja fissuração acarretava
lascamentos, representando sério
risco de acidentes aos operários.
Com a aplicação do concreto
reforçado com fibras essa energia
explosiva da rocha foi imediatamente
contida, evitando-se a ocorrência de
acidentes nas frentes de escavação.
A partir dessa primeira aplicação,
em 1999, a técnica se disseminou
para o revestimento de muitos
outros túneis, principalmente os
túneis de barragens e os túneis
rodoviários. Para os túneis de
metrô, depois de algum tempo
começaram a ser usadas aduelas
com concreto reforçado com fibras,
como foi o caso da Linha 4 do
Metrô de São Paulo, obra exemplar
COM A APLICAÇÃO DO CONCRETO REFORÇADO COM
FIBRAS ESSA ENERGIA EXPLOSIVA DA ROCHA FOI
IMEDIATAMENTE CONTIDA, EVITANDO-SE A OCORRÊNCIA
DE ACIDENTES NAS FRENTES DE ESCAVAÇÃO
“
“
Foto da frente de escavação do túnel Ayrton Senna