Revista Concreto & Construções - edição 86 - page 74

74 | CONCRETO & Construções | Ed. 86 | Abr – Jun • 2017
configurações de armadura, com e sem
estribo, de maneira a mostrar as formas
de ruptura, deformações e comporta-
mento desses elementos. A turma é di-
vidida em grupos menores e os ensaios
realizados repetitivamente para cada
grupo, não havendo economia de esfor-
ço na tentativa de fornecer experiência e
conhecimento prático aos alunos. As Fi-
guras 1 a 3 mostram alguns dos ensaios
em laboratório da disciplina.
As outras disciplinas também têm
esse caráter e contemplam atividades de
laboratório ou campo. Reprovações de
alunos na graduação ocorrem, mas não
são frequentes, havendo uma grande
busca por alternativas quando é verifica-
do um índice grande de reprovação em
determinada disciplina. Os professores
são avaliados e ranqueados pela Asso-
ciação dos Estudantes da escola.
O lema do Departamento de Enge-
nharia Civil é atingir excelência no Ensino
e na Pesquisa, havendo grande dedica-
ção para atingir ambos objetivos.
O aluno se forma após cursar todas
as matérias exigidas para conclusão do
curso – em torno de 42 matérias no total.
A grande maioria das matérias é prescrita
pelo Departamento de Engenharia Civil,
com um pequeno número de matérias
opcionais no quarto ano. A nota mínima
para aprovação em cada matéria é D,
mas a “
Schulich School of Engineering
exige que a média anual de todas as ma-
térias cursadas seja o equivalente a C.
Essa média é calculada usando-se o sis-
tema de
grade point average
, que con-
verte a nota final para um número entre 0
e 4 – como exemplos, F corresponde a 0,
C corresponde a 2 e A corresponde a 4.
Um fato interessante é que todo aluno
que se forma em engenharia no Canadá
recebe um anel de ferro ou aço. É uma
tradição que ocorre há quase cem anos,
sendo a explicação de sua origem alega-
da ao colapso de uma ponte em Quebec
em 1907. Nesse acidente, vários operá-
rios morreram e a causa mais provável foi
por conta de um erro do projeto de enge-
nharia. Esse é, portanto, um símbolo que
representa ao mesmo tempo o orgulho
de ser engenheiro e um lembrete das
responsabilidades e obrigações éticas
da profissão, e da necessária humildade
que se deve ter nas tomadas de decisão
durante o exercício profissional.
4. CREDENCIAMENTO NA
ASSOCIAÇÃO DE CLASSE E
ATUAÇÃO APÓS FORMATURA
Logo após a formatura, o engenheiro
u
Figura 2
Viga ensaiada na disciplina: sem estribo, ruptura por cisalhamento
u
Figura 3
Viga ensaiada na disciplina: com estribo, ruptura por flexão
1...,64,65,66,67,68,69,70,71,72,73 75,76,77,78,79,80,81,82,83,84,...100
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