CONCRETO & Construções | Ed. 86 | Abr – Jun • 2017 | 75
pode registrar-se como membro de
uma associação de classe e se intitular
Engenheiro. Na província de Alberta, a
associação é a APEGA – “Association
of Professional Engineers and Geos-
cientists of Alberta”. Informações sobre
o processo estão disponíveis em “The
Association of Professional Engineers
and Geoscientists of Alberta” (2017),
referência na qual este texto se baseia.
Oprocesso de credenciamento ocorre
ao longo dos anos. Inicialmente o recém-
-formado é definido na categoria Enge-
nheiro em Treinamento, bastando para tal
o diploma de graduação e uma declara-
ção de bom caráter e reputação (pessoas
com antecedentes criminais, histórico de
má conduta profissional ou que tenham
cometido alguma falta frente ao código
de ética da associação precisam expli-
car as circunstâncias). Nessa categoria, o
engenheiro deve sempre trabalhar sob a
supervisão de um Engenheiro Profissional.
A atribuição inicial é válida por seis anos,
podendo ser estendida até oito anos.
Apenas após quatro anos de atua-
ção como engenheiro é possível se apli-
car para mudar para classe Engenheiro
Profissional. Nesse caso é necessário ter
quatro anos de experiência profissional,
atestada por pelo menos três cartas de
referência, boa reputação e caráter e
passar no Exame Nacional de Exercício
Profissional. O exame versa sobre práti-
cas profissionais, leis e ética, consistindo
de 110 questões de múltipla escolha, a
serem respondidas dentro de 2,5 horas,
em sete áreas específicas, devendo o
candidato acertar pelo menos 65 ques-
tões. Não é um exame sobre conheci-
mentos específicos de engenharia e sim
de atuação e postura profissional.
Existem ainda categorias específicas
como de Licença Profissional, para aque-
les que têm formação em determinado
escopo e não em engenharia completa, e
uma licença profissional para profissionais
não canadenses, com regras específicas.
Tanto o Engenheiro Profissional
quanto o portador de Licença devem
participar do Programa de Educação
Continuada. A cada três anos, o profis-
sional deve realizar 240 horas de desen-
volvimento profissional, sob o risco de
cancelamento de sua titulação caso não
o faça. Essas horas podem ser divididas
entre seis categorias:
u
prática profissional, limitada a 50 ho-
ras de desenvolvimento profissional/
ano, sendo cada 15 horas de trabalho
equivalente a uma hora de desenvolvi-
mento profissional;
u
atividade formal, como cursos, semi-
nários oferecidos por universidades,
fornecedores, empregadores ou as-
sociações, sendo uma hora de curso
equivalente a uma hora de desenvolvi-
mento profissional, limitada ao máxi-
mo de 30 horas de desenvolvimento
profissional por ano;
u
as outras quatro categorias incluem
indicações semelhantes, contem-
plando atividades informais, como
participação em feiras e reuniões;
atividades de mentor de um enge-
nheiro em treinamento, participação
em entidades de classe, atividades
para a comunidade; apresentações
em congressos, seminários e outros;
contribuição ao conhecimento, como
participação em comitês de norma,
publicação de artigos, livros e outros,
obtenção de patente, graduação em
mestrado ou doutorado, revisão e
edição de artigos e outros.
Os detalhes completos sobre o Pro-
grama de Desenvolvimento Profissional
Continuado podem ser encontrados
em “
The Association of Professional
Engineers and Geoscientists of Alberta
”
(2014).
5. COMENTÁRIOS FINAIS
Em comparação à formação em en-
genharia no Brasil, percebe-se que o cur-
so de graduação canadense contempla
uma menor quantidade de disciplinas,
que tendem a ser mais aplicadas. O alu-
no pode ainda escolher pela sua área de
atuação de uma maneira ampla, inclusive
podendo atuar em campos multidiscipli-
nares. Após a formatura, existe um ca-
minho de, no mínimo, quatro anos para
esse ser considerado um profissional in-
dependente, sendo necessária contínua
participação em atividades de desenvol-
vimento profissional para manter esse
título. Ou seja, para exercer a profissão
de engenheiro, além do diploma universi-
tário, o profissional passa ainda por uma
fase de treinamento até poder ser consi-
derado engenheiro pleno, e mesmo de-
pois precisa estar sempre comprovando
sua atuação de forma ativa.
[01] The Association of Professional Engineers and Geoscientists of Alberta. Continuing Professional Development Program. Abril, 2014. Disponível em
(acesso em 03/04/2017).
[02] The Association of Professional Engineers and Geoscientists of Alberta. Right to Practise & Title . Disponível em
(acesso em
03/04/2017).
[03] University of Calgary (2017). Schulich School of Engineering: First-Year Common Core.
degree-programs-minors-and-specializations/first-year-common. Disponível em
(acesso em 03/04/2017).
u
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