Revista Concreto & Construções - edição 86 - page 76

76 | CONCRETO & Construções | Ed. 86 | Abr – Jun • 2017
u
encontros e notícias |
CURSOS
pesquisa e desenvolvimento
Aplicação de ensaios não
destrutivos na caracterização
de lajes alveolares
pré-fabricadas
LUCAS MARRARA JULIANI – M
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1. INTRODUÇÃO
T
radicionalmente, a caracteri-
zação do concreto utilizado
em elementos pré-fabricados
é realizada por meio de ensaios padroni-
zados no concreto fresco e endurecido,
como o de abatimento do tronco de cone
(ABNT NBR NM67:1998) e o de com-
pressão em corpos de provas cilíndricos
de concreto (ABNT NBR 5739:2007).
Essa abordagem pode não ser a mais
completa, pois esses ensaios são realiza-
dos em um pequeno número de exem-
plares do concreto aplicado nos elemen-
tos pré-fabricados e, em geral, os corpos
de prova são submetidos a condições de
adensamento e cura ligeiramente diferen-
tes daquelas a que o elemento construído
está submetido. No caso dos elementos
pré-fabricados protendidos, a precisa ca-
racterização da resistência à compressão
do concreto tem um importante impacto
dentro dos procedimentos de desfôrma e
liberação da protensão.
Uma das principais vantagens dos
ensaios não destrutivos (ENDs) é que
não causam danos à amostra e, portan-
to, podem ser aplicados ao próprio ele-
mento pré-fabricado e repetidos ao longo
do tempo. Nos ENDs as propriedades do
concreto, como módulo de elasticidade
e resistência à compressão, podem ser
relacionadas com frequências de resso-
nância, propagação de ondas ultrassô-
nicas, emissão de ondas eletromagnéti-
cas e acústicas, dispersão de nêutrons,
radiografias, entre outros. É possível,
ainda, realizar esses ensaios em diversas
regiões da estrutura, resultando em uma
melhor determinação da sua condição e
caracterização global.
Dentre os elementos pré-fabricados,
os painéis alveolares se destacam por
sua versatilidade na construção civil,
podendo ser apoiados em elementos
de concreto pré-fabricado ou moldado
no local, alvenaria estrutural e estruturas
metálicas. São muito empregados como
elementos de laje e também de vedação
lateral em edifícios residenciais, comer-
ciais e industriais, além de tabuleiros de
pontes. A produção dos painéis alveo-
lares é normalmente feita pela técnica
de vibro-compactação, utilizando equi-
pamento de extrusão ou fôrmas desli-
zantes. De acordo com Catóia (2011), o
concreto utilizado na máquina extrusora
deve ser seco, com relação água/cimen-
to na ordem de 0,30 a 0,40, garantindo
um concreto com elevada resistência
à compressão e menor porosidade. De
acordo com Mizumoto, Marin e Silva
(2013), essas características muitas ve-
zes dificultam a moldagem dos cilindros
para o ensaio de compressão. Por ou-
tro lado, o concreto produzido utilizando
fôrmas deslizantes possui fator água/ci-
mento mais elevado, aumentando a tra-
balhabilidade do concreto, o que facilita
no deslizamento da fôrma.
Dentro desse contexto, este trabalho
apresenta a aplicação de dois tipos de
ENDs, ultrassom e o método de excita-
ção por impulso, no controle tecnológico
do concreto aplicado na construção de
lajes alveolares. Em ambos os métodos
obtém-se o módulo de elasticidade dinâ-
mico e correlaciona-se este com a resis-
tência à compressão do concreto.
2. ENSAIO DO ULTRASSOM
O método do ultrassom é baseado
na propagação de ondas mecânicas de
tensão com frequência superior a 20 kHz.
Essas ondas originam-se quando ocorre
uma pressão ou deformação na super-
fície do sólido. O distúrbio gera ondas
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