Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 41

CONCRETO & Construções | 41
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Figura 2
Elevação longitudinal do Viaduto Santo Amaro retirada do projeto original
Curiosamente, apesar dos viadutos
serem praticamente idênticos, as pro-
tensões aplicadas em cada um são
diferentes. O primeiro tem uma pro-
tensão que combina cabos de fios,
que é um tipo de protensão mais an-
tiga, e cabos de cordoalhas, que até
hoje são usados correntemente. O
segundo viaduto tem somente cabos
de cordoalhas. O traçado das pro-
tensões dos viadutos também é di-
ferente. No primeiro notam-se cabos
curtos, em grupos de cabos positivos
e negativos, o que gerou uma gran-
de quantidade de ancoragens inter-
mediárias. Já no segundo, notam-se
cabos mais longos, que funcionam
tanto como positivos quanto negati-
vos, alternando suas posições entre
as faces superior e inferior conforme a
necessidade, ancorados nas extremi-
dades e em alguns pontos intermedi-
ários dos vãos, o que reduziu a quan-
tidade de ancoragens intermediárias,
facilitando a execução.
Transversalmente, os dois viadu-
tos, em conjunto, possuem 22 metros
de largura.
Em um trecho central, que com-
preende todo o vão 3 e parte dos
vãos 2 e 4, onde os viadutos passam
sobre a Avenida dos Bandeirantes,
esses possuem um espaçamento mí-
nimo entre si, algo em torno de dois
centímetros. Na Figura 3 apresenta-
-se a seção transversal desse trecho.
Nos trechos laterais, que compre-
endem os vãos 1 e 5 e parte dos vãos
2 e 4, onde os viadutos passam sobre
canteiros e ruas locais, esses são se-
parados por cerca de 2m (Figura 4).
Essa faixa central de 2m, combi-
nada a rampas de acesso, foi original-
mente concebida para a transposição
de pedestres sobre a Avenida dos
Bandeirantes, mas hoje está inutilizá-
vel para esse fim devido às adapta-
ções feitas ao longo dos anos. Na se-
quência deste artigo descreve-se que
essa faixa central será usada para a
ampliação lateral dos viadutos.
Além das seções transversais an-
teriormente mostradas, vale ressal-
tar que na região dos apoios 2 e 3,
a seção tem um acréscimo de altura.
Esse acréscimo ocorre em um trecho
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Figura 3
Seção transversal do trecho central do Viaduto Santo Amaro
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Figura 5
Seção transversal na região dos apoios 2 e 3
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Figura 4
Seção transversal dos trechos laterais do viaduto
1...,31,32,33,34,35,36,37,38,39,40 42,43,44,45,46,47,48,49,50,51,...100
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