Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 45

CONCRETO & Construções | 45
carga permanente somada às car-
gas móveis, nota-se uma redução de
19% dos momentos fletores positivos
no meio do vão 3 e um aumento de
9% dos momentos fletores negativos
sobre os apoios 2 e 3.
5. NOVAS IMPLEMENTAÇÕES
PREVISTAS
Dada à oportunidade criada pelo
acidente, foi considerado por bem im-
plementar as seguintes medidas.
5.1 ADEQUAÇÃO AO TREM
TIPO 45
Por terem sido projetados na dé-
cada de 70, o Trem-Tipo utilizado no
projeto original está em desacordo
com o que é hoje exigido em norma.
Aproveitando a necessidade de refor-
ço devido ao incêndio, os viadutos
serão também reabilitados para aten-
der a passagem do Trem-Tipo rodovi-
ário atual de norma, o TB-45.
5.2 ADEQUAÇÃO DAS
BARREIRAS DE SEGURANÇA
As barreiras de segurança utilizadas
originalmente no projeto da década de
70, também estão em desacordo com
o que é hoje exigido em norma. As bar-
reiras originais de projeto colocam em
risco tanto os usuários que passam so-
bre o viaduto como os que passam sob
eles, pois em caso de perda do contro-
le de um veículo trafegando sobre os
viadutos, este poderia cair sobre a Ave-
nida dos Bandeirantes. Adequaremos
essas barreiras para o perfil tipo “New
Jersey” atual de norma, que possui um
formato estudado para conduzir veícu-
los desgovernados de volta à pista de
tráfego. Considerando que em cada
viaduto as barreiras de segurança hoje
presentes somam uma largura de 1,8
m e que as novas barreiras somarão
uma largura de 0,8 m tem-se um ganho
de 1,0 m de largura em cada viadu-
to. Esse ganho de largura somado ao
alargamento descrito no item 5.3 pro-
porcionará uma melhor adequação das
faixas de tráfego.
5.3 ALARGAMENTO
Será implementado um alarga-
mento de mais 1,0 m em cada um
dos viadutos, além do ganho de lar-
gura descrito no item 5.2, utilizan-
do uma faixa central que existe entre
eles originalmente destinada a pedes-
tres. Esse alargamento permitirá uma
melhor acomodação das três faixas
de tráfego de cada viaduto, além de
criar espaço para uma nova faixa de
pedestres em um dos viadutos, que
compensará a perda da faixa central
hoje existente, e uma ciclovia no outro
viaduto. Considerando o alargamento
de 1,0 m somado ao ganho de mais
u
Figura 12
Diagramas de momentos fletores devido às cargas permanentes e móveis
nos vãos 1 a 5, considerando ou não o macaqueamento diferencial
u
Figura 13
Comparação do viaduto antes e após a recuperação com relação às faixas
de uso
1...,35,36,37,38,39,40,41,42,43,44 46,47,48,49,50,51,52,53,54,55,...100
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