CONCRETO & Construções  |  45
        
        
          carga permanente somada às car-
        
        
          gas móveis, nota-se uma redução de
        
        
          19% dos momentos fletores positivos
        
        
          no meio do vão 3 e um aumento de
        
        
          9% dos momentos fletores negativos
        
        
          sobre os apoios 2 e 3.
        
        
          
            5. NOVAS IMPLEMENTAÇÕES
          
        
        
          
            PREVISTAS
          
        
        
          Dada à oportunidade criada pelo
        
        
          acidente, foi considerado por bem im-
        
        
          plementar as seguintes medidas.
        
        
          
            5.1 ADEQUAÇÃO AO TREM
          
        
        
          
            TIPO 45
          
        
        
          Por terem sido projetados na dé-
        
        
          cada de 70, o Trem-Tipo utilizado no
        
        
          projeto original está em desacordo
        
        
          com o que é hoje exigido em norma.
        
        
          Aproveitando a necessidade de refor-
        
        
          ço devido ao incêndio, os viadutos
        
        
          serão também reabilitados para aten-
        
        
          der a passagem do Trem-Tipo rodovi-
        
        
          ário atual de norma, o TB-45.
        
        
          
            5.2 ADEQUAÇÃO DAS
          
        
        
          
            BARREIRAS DE SEGURANÇA
          
        
        
          As barreiras de segurança utilizadas
        
        
          originalmente no projeto da década de
        
        
          70, também estão em desacordo com
        
        
          o que é hoje exigido em norma. As bar-
        
        
          reiras originais de projeto colocam em
        
        
          risco tanto os usuários que passam so-
        
        
          bre o viaduto como os que passam sob
        
        
          eles, pois em caso de perda do contro-
        
        
          le de um veículo trafegando sobre os
        
        
          viadutos, este poderia cair sobre a Ave-
        
        
          nida dos Bandeirantes. Adequaremos
        
        
          essas barreiras para o perfil tipo “New
        
        
          Jersey” atual de norma, que possui um
        
        
          formato estudado para conduzir veícu-
        
        
          los desgovernados de volta à pista de
        
        
          tráfego. Considerando que em cada
        
        
          viaduto as barreiras de segurança hoje
        
        
          presentes somam uma largura de 1,8
        
        
          m e que as novas barreiras somarão
        
        
          uma largura de 0,8 m tem-se um ganho
        
        
          de 1,0 m de largura em cada viadu-
        
        
          to. Esse ganho de largura somado ao
        
        
          alargamento descrito no item 5.3 pro-
        
        
          porcionará uma melhor adequação das
        
        
          faixas de tráfego.
        
        
          
            5.3 ALARGAMENTO
          
        
        
          Será implementado um alarga-
        
        
          mento de mais 1,0 m em cada um
        
        
          dos viadutos, além do ganho de lar-
        
        
          gura descrito no item 5.2, utilizan-
        
        
          do uma faixa central que existe entre
        
        
          eles originalmente destinada a pedes-
        
        
          tres. Esse alargamento permitirá uma
        
        
          melhor acomodação das três faixas
        
        
          de tráfego de cada viaduto, além de
        
        
          criar espaço para uma nova faixa de
        
        
          pedestres em um dos viadutos, que
        
        
          compensará a perda da faixa central
        
        
          hoje existente, e uma ciclovia no outro
        
        
          viaduto. Considerando o alargamento
        
        
          de 1,0 m somado ao ganho de mais
        
        
          u
        
        
          
            Figura 12
          
        
        
          Diagramas de momentos fletores devido às cargas permanentes e móveis
        
        
          nos vãos 1 a 5, considerando ou não o macaqueamento diferencial
        
        
          u
        
        
          
            Figura 13
          
        
        
          Comparação do viaduto antes e após a recuperação com relação às faixas
        
        
          de uso