Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 48

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a estrutura em 15 cm é pequena com-
parada à carga para mobilizar o peso
próprio dos apoios. Foi estimada uma
carga para mobilização do peso pró-
prio de 1300 toneladas para cada um
dos apoios 2 e 3; e para deformar
a estrutura mais 15cm estimamos
mais 30 toneladas em cada um dos
apoios 2 e 3.
7. CONCLUSÃO
A utilização do macaqueamento
diferencial entre apoios foi o ponto
chave para permitir uma rápida recu-
peração e reabilitação estrutural do
viaduto Santo Amaro. Esse procedi-
mento permitirá que a maioria dos tra-
balhos sejam realizados na face su-
perior dos viadutos, onde o acesso,
além de infinitamente mais fácil, tam-
bém é irrestrito 24 horas por dia, dife-
rentemente das faces inferiores, que
dependem de interdições de vias de
tráfego. Vale ressaltar que os viadutos
serão recuperados separadamente,
ficando um deles em obras, enquanto
o outro atende ao tráfego de ônibus e
táxis. Posteriormente o que foi primei-
ro recuperado entrará em tráfego para
que o segundo possa ser recupera-
do. Esse procedimento de macaque-
amento diferencial pode ser utilizado
em obras de alargamento e adequa-
ção de viadutos e pontes antigas de
superestrutura contínua. Deve-se
observar se alteração do greide lon-
gitudinal não traz prejuízo ao tráfego,
como acentuação de rampas já muito
fortes, ou prejuízo ao escoamento de
águas pluviais. Geralmente esses pro-
blemas não ocorrem visto que esses
macaqueamentos diferenciais são de
poucos centímetros, o que não che-
ga a alterar drasticamente o greide
longitudinal das obras. Neste caso,
por exemplo, tem-se um acréscimo
de 15cm em vãos de 30m, o que re-
presenta um aumento da inclinação
das rampas longitudinais de 0,5%.
Outro efeito que deve ser levado em
consideração são os de fluência do
concreto. Apesar de em obras de
alargamento e recuperação estar-se
tratando com concretos já com cer-
ta idade, onde os efeitos de fluência
já estão avançados, a alteração dos
diagramas de esforços permanentes
pode gerar alterações nos diagramas
de esforços devido à fluência após
a realização do macaqueamento di-
ferencial. No caso do Viaduto Santo
Amaro foi simulada, posterior ao ma-
caqueamento, a passagem de mais
50 anos. O momento fletor devido
à fluência acentuou o momento fle-
tor positivo dos vãos 2 a 4. No vão
3, onde esse efeito foi mais acentu-
ado, esse acréscimo chegou a apro-
ximadamente 8% do momento fletor
de cálculo.
8. AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem primeira-
mente à Prefeitura Municipal de São
Paulo pela oportunidade e confian-
ça no trabalho para recuperação de
um bem público de tal importância.
Também agradecem à ABECE (As-
sociação Brasileira de Engenharia e
Consultoria Estrutural) e ao IBRACON
(Instituto Brasileiro do Concreto) pelo
apoio junto aos órgãos competentes
durante o processo de apresentação
da solução alternativa.
u
Figura 19
Sequência executiva do pavimento estrutural
Aplicação do concreto
Colocação de grampos, telas e armaduras
Furação para colocação dos grampos
Situação atual do viaduto
1...,38,39,40,41,42,43,44,45,46,47 49,50,51,52,53,54,55,56,57,58,...100
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