48  |  CONCRETO & Construções
        
        
          a estrutura em 15 cm é pequena com-
        
        
          parada à carga para mobilizar o peso
        
        
          próprio dos apoios. Foi estimada uma
        
        
          carga para mobilização do peso pró-
        
        
          prio de 1300 toneladas para cada um
        
        
          dos apoios 2 e 3; e para deformar
        
        
          a estrutura mais 15cm estimamos
        
        
          mais 30 toneladas em cada um dos
        
        
          apoios 2 e 3.
        
        
          
            7. CONCLUSÃO
          
        
        
          A utilização do macaqueamento
        
        
          diferencial entre apoios foi o ponto
        
        
          chave para permitir uma rápida recu-
        
        
          peração e reabilitação estrutural do
        
        
          viaduto Santo Amaro. Esse procedi-
        
        
          mento permitirá que a maioria dos tra-
        
        
          balhos sejam realizados na face su-
        
        
          perior dos viadutos, onde o acesso,
        
        
          além de infinitamente mais fácil, tam-
        
        
          bém é irrestrito 24 horas por dia, dife-
        
        
          rentemente das faces inferiores, que
        
        
          dependem de interdições de vias de
        
        
          tráfego. Vale ressaltar que os viadutos
        
        
          serão recuperados separadamente,
        
        
          ficando um deles em obras, enquanto
        
        
          o outro atende ao tráfego de ônibus e
        
        
          táxis. Posteriormente o que foi primei-
        
        
          ro recuperado entrará em tráfego para
        
        
          que o segundo possa ser recupera-
        
        
          do. Esse procedimento de macaque-
        
        
          amento diferencial pode ser utilizado
        
        
          em obras de alargamento e adequa-
        
        
          ção de viadutos e pontes antigas de
        
        
          superestrutura contínua. Deve-se
        
        
          observar se alteração do greide lon-
        
        
          gitudinal não traz prejuízo ao tráfego,
        
        
          como acentuação de rampas já muito
        
        
          fortes, ou prejuízo ao escoamento de
        
        
          águas pluviais. Geralmente esses pro-
        
        
          blemas não ocorrem visto que esses
        
        
          macaqueamentos diferenciais são de
        
        
          poucos centímetros, o que não che-
        
        
          ga a alterar drasticamente o greide
        
        
          longitudinal das obras. Neste caso,
        
        
          por exemplo, tem-se um acréscimo
        
        
          de 15cm em vãos de 30m, o que re-
        
        
          presenta um aumento da inclinação
        
        
          das rampas longitudinais de 0,5%.
        
        
          Outro efeito que deve ser levado em
        
        
          consideração são os de fluência do
        
        
          concreto. Apesar de em obras de
        
        
          alargamento e recuperação estar-se
        
        
          tratando com concretos já com cer-
        
        
          ta idade, onde os efeitos de fluência
        
        
          já estão avançados, a alteração dos
        
        
          diagramas de esforços permanentes
        
        
          pode gerar alterações nos diagramas
        
        
          de esforços devido à fluência após
        
        
          a realização do macaqueamento di-
        
        
          ferencial. No caso do Viaduto Santo
        
        
          Amaro foi simulada, posterior ao ma-
        
        
          caqueamento, a passagem de mais
        
        
          50 anos. O momento fletor devido
        
        
          à fluência acentuou o momento fle-
        
        
          tor positivo dos vãos 2 a 4. No vão
        
        
          3, onde esse efeito foi mais acentu-
        
        
          ado, esse acréscimo chegou a apro-
        
        
          ximadamente 8% do momento fletor
        
        
          de cálculo.
        
        
          
            8. AGRADECIMENTOS
          
        
        
          Os autores agradecem primeira-
        
        
          mente à Prefeitura Municipal de São
        
        
          Paulo pela oportunidade e confian-
        
        
          ça no trabalho para recuperação de
        
        
          um bem público de tal importância.
        
        
          Também agradecem à ABECE (As-
        
        
          sociação Brasileira de Engenharia e
        
        
          Consultoria Estrutural) e ao IBRACON
        
        
          (Instituto Brasileiro do Concreto) pelo
        
        
          apoio junto aos órgãos competentes
        
        
          durante o processo de apresentação
        
        
          da solução alternativa.
        
        
          u
        
        
          
            Figura 19
          
        
        
          Sequência executiva do pavimento estrutural
        
        
          Aplicação do concreto
        
        
          Colocação de grampos, telas e armaduras
        
        
          Furação para colocação dos grampos
        
        
          Situação atual do viaduto